SEMANA ABRE: Marcos Montenegro dá dicas sobre profissão de jornalista

O apresentador do CETV 2ª edição falou para estudantes sobre seu período acadêmico na UNI7 e de sua experiência profissional

Apresentador do CETV 2ª edição, da TV Verdes Mares, Marcos Montenegro ressaltou o aprendizado com os professores no ambiente da UNI7 (Fotos: Rinaldo Duarte)

(Fotos: Rinaldo Duarte)

Ex-aluno do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), o jornalista Marcos Montenegro, apresentador do CETV 2ª edição, da TV Verdes Mares, esteve na última quarta-feira, 9, para relembrar sua trajetória acadêmica e profissional. O bate-papo contou com a presença de alunos de Telejornalismo, ministrada pela professora Vânia Tarja e de outras disciplinas e ocorreu na sala 520. Ele foi um dos ex-alunos convidados pelo coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade, professor Dilson Alexandre, como parte da programação da Semana Abre.

Desde o início do período acadêmico, Montenegro manifestava interesse de conquistar sua independência financeira. Logo no segundo semestre de curso, ele começou a estagiar em uma agência. “A remuneração era baixa. E ganhava 24 Reais na época, mas aprendi muito”, disse. Até chegar ao Sistema Verdes Mares, ele ainda passou pela rádio O Povo, na assessoria de imprensa da Coelce, hoje Enel, e pelo Sistema Jangadeiro, onde trabalhou no Jangadeiro Online e pôde ter contato com notícias factuais, sua paixão.

Trabalhando com o factual, Montenegro se destacou e foi convidado para fazer parte, inicialmente, do Globo Esporte.com, canal online de notícias esportivas da TV Globo, com a promessa do jornalista Paulo Cesar Norões, até então chefe do núcleo de esportes do Sistema Verdes Mares, para que ele fosse utilizado também na TV. A oportunidade surgiu e ele aproveitou.

Hoje, é apresentador do mais visto telejornal do estado, o CETV, função que considera prazerosa, porém difícil. “Chego às 13 horas e, às vezes, saio às 22 horas. Faço a decupagem das matérias, sugiro pautas, edito e apresento. É um telejornal de curta duração e, por conta disso, é preciso ter matérias mais atrativas para manter o público ligado,” revelou.

Período acadêmico
No período de graduação, Montenegro procurou absorver o máximo de informações. Ele aconselha, inclusive, os alunos da UNI7 a não se manterem passivos e buscarem extrair o máximo de informações dos professores. “Não tenham medo de ser chatos. Insistam. A faculdade é para isso. Busquem sempre mais detalhes com os professores,” aconselhou. E ainda comentou sobre as cadeiras teóricas. Para ele, os conteúdos apresentados servem para “abrir a mente e dar maior segurança na hora de passar para a prática,” afirmou.

Neto Ribeiro
5º semestre