SEMANA ABRE: Ex-aluno compartilha experiências na área da assessoria

Jornalista Gustavo Freitas destaca o senso crítico nas relações de trabalho como profissional em órgão da administração municipal

Gustavo Freitas reconhece os ganhos pessoais e profissionais vivenciando a cidade em suas dezenas de escolas, onde descobre histórias transformadoras (Foto: Rinaldo Duarte)

(Foto: Rinaldo Duarte)

A Semana Abre, que recepciona calouros e veteranos de Jornalismo, Publicidade e Design, recebeu na noite desta terça-feira, 7, o jornalista Gustavo Freitas, ex-aluno do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

A convite do professor Paulo Jr. Pinheiro, conversou com alunos de diferentes turmas, entre elas, a de assessoria de comunicação e projeto em mídias convergentes. Apresentou seu retrospecto e falou sobre o trabalho que realiza junto à equipe de comunicação da Secretaria Municipal da Educação (SME), da Prefeitura de Fortaleza.

Há três anos e meio, primeiro como estagiário e agora como jornalista profissional, Gustavo faz parte do time de assessores de comunicação do órgão, que, de acordo com ele, é um dos mais procurados pela imprensa local. Gustavo compartilhou com os alunos sua rotina diária de trabalho, que começa com o clipping, passeia pela produção de matérias para as plataformas de comunicação da secretaria e o atendimento à imprensa.

O acompanhamento exige atenção especial às escolas do município em situações de crise de imagem, de modo a preservar a gestão e os alunos.

Gustavo ressaltou os ganhos pessoais e profissionais que obteve ao compreender mais sobre a administração municipal, vivenciar a cidade em suas dezenas de escolas e descobrir histórias transformadoras em muitas delas. “Você não sai do mesmo jeito de uma escola”, disse.

Alunos e professores fizeram perguntas sobre carga horária de trabalho, casos de gestão de crise de imagem e processos de formação para os jornalistas dos veículos de comunicação sobre a gestão municipal. O bate-papo e o debate transcorreram por mais de uma hora e cumprem com um dos principais objetivos da Semana Abre deste semestre: o compartilhamento de informações e conhecimentos com ex-alunos da instituição, hoje profissionais formados a atuarem no mercado.

Perfil
Gustavo Freitas é graduado em Jornalismo pela UNI7. Trabalha na Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. Atualmente é pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Tags: , , ,