SEMANA ABRE: Boas-vindas para 2017.2 com novidades e protagonismo acadêmico

• IMG-20170809-WA0010
  • IMG-20170809-WA0027
  • IMG-20170809-WA0056

Graduandos novos e veteranos participaram de encontros, palestras e exibições de trabalhos realizados por alunos de Comunicação Social da UNI7

As aulas do semestre 2017.2 do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) começaram no dia 1º de agosto, mas os novos graduandos do curso de Comunicação Social da instituição foram recepcionados nesta semana com encontros, palestras, exibições de trabalhos e lançamento de livros. É a Semana ABRE, evento de abertura ocorrido na última terça e quarta-feira (8 e 9), nos turnos manhã e noite. É o momento de mostrar a antigos e novos alunos, do jornalismo e da publicidade, atividades, novidades e publicações de destaque do curso.

Segundo Dilson, a Semana ABRE serve como divulgador de produções acadêmicas (Foto: Divulgação)

Os encontros iniciais aconteceram no auditório do 2º andar, com as boas-vindas do professor Dilson Alexandre, coordenador de Comunicação, aos presentes. Aos estudantes novos, ele ressaltou sobre a importância desse momento. “A Semana ABRE já acontece há alguns semestres e foi a forma que encontramos de não somente fazer uma palestra de abertura e sim dar vazão às produções”.

Destacando tais produções, Dilson falou sobre exibições de impressos, fotografias, propagandas, web documentários e vídeos publicitários criados por alunos no semestre anterior. Também informou sobre os projetos de extensão, como UNI7 no Centro e o Projeto Roteiros, além de eventos maiores no Centro Universitário, como a Semana da Comunicação, que irá ocorrer entre os dias 25 e 29 de setembro, e a Feira Literária 7 de Setembro (FLI7), no período de 27 a 30 de setembro.

Como novidade, o coordenador apresentou a revista Transitiva, revista voltada a publicação de artigos, pesquisas e ensaios na área de Comunicação e Design. Passando a palavra para o professor Miguel Macedo, do curso de jornalismo, o público foi instigado a participar de outros laboratórios de prática da UNI7 voltado aos alunos, como o site Quinto Andar, a TV7 e a Rádio7.

Macedo também falou sobre o livro “Abrigo dos Idosos – A Arte de Descascar Memórias”, escrito por estudantes de jornalismo e que conta com histórias de 12 moradores do abrigo. Sobre o significado da iniciativa, o professor destacou que “é uma resposta que damos à sociedade. Ou seja, é a nossa função social enquanto publicitários ou como jornalistas para pôr para fora aquilo que a gente tem acesso e que muitas pessoas não têm”. Toda a renda do livro, que custa 30 reais, será revertida para a compra de utensílios de primeira necessidade a três entidades de idosos, incluindo o próprio Abrigo dos Idosos, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

O livro “Abrigo dos Idosos” tem a venda dedicada à compra de utensílios para 3 abrigos de Fortaleza (Foto: Divulgação)

Após o intervalo, às 21 horas, houve exibição de documentários feitos por alunos concludentes do curso de jornalismo. Foram exibidos os filmes Projeto Raízes (Rafaela Batista e Jamylle Cavalcante), Mídia Regional: A TV em Pacajus (Caio Faheina) e Os Olhos da Luz (Ana Clara Cabral).

No segundo dia de encontros, os professores Diego Henrique e Moema Braga apresentaram aos alunos de Publicidade o portfólio da BRADO, Núcleo de Comunicação e Design da UNI7. Com peças publicitárias feitas por alunos, os professores mostraram também peças feitas para clientes fora da instituição, como o jornal O Povo.

Já os alunos de Jornalismo acompanharam duas palestras. Pela manhã, a jornalista Samira de Castro, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) falou sobre a importância da atuação sindical e a luta dos profissionais em defesa dos seus direitos. Á noite foi a vez de Nathan Camelo, diretor de Comunicação e Cultura do Sindjorce. Na oportunidade, convidou os estudantes a participarem do I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará e III Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI), nos dias 11 e 13 deste mês. A abertura será nesta sexta-feira, no Espaço Cultural Belchior. No final do dia, o jornalista e ex-aluno da UNI7, Caio Faheina, apresentou o hotsite Fortalezas, produto orientado pela professora Eulália Camurça. Na apresentação, foi exibido o webdoc “Qual é a tua Fortaleza? ”, que mostra o cotidiano de pessoas trans e travestis da cidade.

Texto: Jonathan Silva (Jornalismo – 4º semestre)

Tags: , , , , , , , , ,