SEMANA ABRE: Aula inaugural dos cursos de comunicação acontece em clima de felicitância

• DSC_0295
  • DSC_0298
  • DSC_0286
  • DSC_0287

A sala 520, no 5° andar da UNI7, abrigou calouros, veteranos e professores para o início do novo semestre com clima de energias renovadas

A abertura oficial do semestre letivo de 2019.1 para os alunos dos cursos de comunicação do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) contou com aula inaugural ministrada pela professora do curso de jornalismo, Ana Márcia Diógenes. Jornalista e escritora, ela apresentou o seu projeto pessoal “Felicitâncias” e o processo de criação de seu livro “De Esfulepante a Felicitante: Uma Questão de Gentileza”.

A atividade é a primeira de um ciclo de mesas que compõem a Semana Abre, evento que tradicionalmente recepciona corpo discente e docente na primeira semana de aula.
A experiência de vida profissional dentro da comunicação levou Ana Márcia à criação do projeto “Felicitâncias”, um conjunto de causos do cotidiano que giram em torno do mantra ‘gentileza gera gentileza’. Histórias simples que se apresentam em atitudes como ajudar alguém a atravessar a rua ou até mesmo alimentar gatinhos na praça das flores.

Inicialmente foram 15 histórias narradas ao longo do ano de 2015. Sempre no dia 15 de cada mês recebia um post diferente no facebook da jornalista que há 5 anos leciona no Centro Universitário 7 de Setembro.

A iniciativa criou público e desencadeou na ideia de fazer um livro que abordasse a mesma temática da gentileza, mas de uma forma diferente, que conseguisse conversar com o público adolescente. Sobre a escolha, Ana explicou que teria que ser “algo que remetesse à convivência”, complementou, ressaltando que a convivência leva muita das vezes a frustração, fator essencial na construção do ser humano.

Tendo isso em mente, começou a ser gerado o mundo de “De Esfulepante a Felicitante: Uma Questão de Gentileza”, que conta a história de Patrícia Joyce, uma estudante da 8° série, que embarca numa jornada de descobrimento do poder que as palavras têm na vida dos que estão à sua volta.Sobre o título, Ana Márcia esclarece os dois neologismos que aplicou para ter os termos que chamam atenção. “Esfulepante é a mistura de apavorante, triste e horrível. E felicitante é uma felicidade que excita, que tá dentro da gente, como essência de vida”.

Publicado pela Editora Dummar, a ficção juvenil teve sua primeira edição lançada em 2017 na Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará, para mais de mil pessoas. Os primeiros exemplares foram destinados a alunos de escolas públicas, por meio de um Projeto de incentivo a leitura “Eu sou cidadão – Amigos da leitura”, coordenado pela Associação para o Desenvolvimento Municipal (APDMCE).

Boas vindas
Os coordenadores dos cursos de comunicação, Magela lima e Nila Bandeira, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, abriram as atividades ressaltando que o intuito para o ano, é trabalhar em conjunto num espírito de universalidade.

Sobre a questão, Nila lançou o convite aos alunos presentes. “Não de forma passiva, ou como expectador, mas ativamente. Tudo isso traz para vocês experiências no currículo, para vida pessoal e de crescimento profissional”.

A Semana Abre segue até a próxima sexta-feira, 8, com exposições de trabalhos acadêmicos, mesas com professores e oficinas.

TEXTO: Eli Naftali (6°semestre Jornalismo-UNI7)
FOTOS: Deisa Rocha (6°semestre Jornalismo-UNI7)

Tags: , , , , , , ,