SALA DE NOTÍCIAS: Prática jornalística reforça ambiente e rotina de redação

Alunos e professores do Jornalismo da UNI7 se reúnem para o fechamento da revista Matéria Prima e do jornal O Papiro

A exemplo de edições anteriores, a Sala de Notícias proporciona integração de estudantes em jornalismo e design (Foto: Everton Silva)

O curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) promove mais uma Sala de Notícias. Mais uma experiência de edição e fechamento da revista Matéria Prima e do jornal Papiro, semestre 2017.1. O encontro será realizado na manhã deste sábado, 6 de maio. A redação da Sala de Notícias irá acontecer nos laboratórios de informática LI52 (5º andar) e LI61 (6° andar), entre 8 e 12 horas. A Sala de Notícias terá cobertura da TV7 e do Quinto Andar, portal de produções dos estudantes de Comunicação.

Alunos das disciplinas de Jornalismo Especializado I, Projeto Integrado de Jornalismo Impresso e Design Editorial estão envolvidos na Sala de Notícias. Eles são orientados pelos professores destas disciplinas, Ana Márcia Diógenes Tarcísio Bezerra e Lima Júnior. Terá apoio dos professores Humberto Araújo e Diego Henrique, na parte do design, além da participação do professor Miguel Macedo, que vai orientar os alunos na produção editorial.

Segundo a professora Ana Márcia, é importante a prática das atividades de produção jornalísticas no decorrer do curso para o desenvolvimento do aluno. “A Sala de Notícias nos permite trazer para a realidade aquilo que a gente ensina na teoria. É como se a sala de aula se transformasse no mercado, naquele momento”, diz. Ela lembra que nas aulas muito se tem falado sobre os jargões e regras utilizadas no jornalismo que, por vezes, parecem algo distante para o aluno, mas com essas práticas, o conteúdo se torna um exercício do cotidiano.

Alunos tem práticas de diagramação similares ao ambiente de redação de um jornal ou revista (Foto: Everton Silva)

Tarcísio Bezerra, professor de design editorial aplicado ao jornalismo, explica que essa atividade oferece a ideia de que a comunicação tem múltiplas competências e é relacional, pois o trabalho é coletivo. “A Sala de Notícias traz essa história de produção cooperada e de disciplinas que funcionam em comum. Dá ao aluno a oportunidade de emular um espaço diário de uma redação”, afirma.

De acordo com a professora Ana Márcia, os alunos já tiveram três reuniões conjuntas com as turmas de jornalismo e design editorial. A preparação dos estudantes de comunicação para a prática do projeto começa no mês que antecede o período do evento. Quando chega o dia do fechamento da revista e do jornal, os alunos já têm feito uma “pré-sala de notícias”, tornando o exercício ainda mais produtivo.

Bruna Cruz

8º semestre – Jornalismo