SALA DE NOTÍCIAS: Alunos do jornalismo finalizam jornal Papiro com novo design

• DSC_0050
  • Alunos de Design Editorial e Projeto Integrado de Jornalismo Impresso compartilham experiências e aprendizado
  • DSC_0017
  • DSC_0030
  • DSC_0032

Mais de 30 alunos e seis professores participaram da prática para fechamento do produto do curso, que ganhou novo projeto gráfico

Os alunos do Curso de Jornalismo da UNI7(Centro Universitário 7 de Setembro) viveram uma grande experiência de redação ao participarem de mais uma edição da Sala de Notícia. Em uma experiência de edição e finalização de textos do jornal Papiro, os estudantes tiveram, no último sábado, 28.10, suas notícias e reportagens diagramadas, em uma atividade que simulou uma redação, com o fechamento de mais uma edição do produto. A novidade ficou por conta do novo design gráfico do Papiro, coordenado pelo professor Humberto Araújo.

Os alunos das disciplinas de Projeto Integrado de Jornalismo Impresso, da professora Ana Márcia Diógenes, e Design Editorial, dos professores Diego Henrique e Lima Júnior, se uniram em um processo de aprendizado no laboratório 52, do 5º andar da UNI7. A atividade começou às 8 da manhã e contou com a presença de mais de 30 alunos.

Para dar apoio e dicas aos alunos, o professor de Jornalismo Impresso, Miguel Macedo, o professor Jari Vieira, de Fotografia, e o coordenador do curso, Dilson Alexandre, também estavam presentes na atividade, que durou cerca de seis horas. Além dos professores, os monitores do Núcleo de Produção Jornalística – Design atuaram na diagramação e finalização de algumas matérias.

A estudante de Jornalismo, Marcela Benevides, uma das participantes do Papiro, destacou a relevância da prática para seu aprendizado. “É uma atividade bem interessante porque é o momento em que temos de exercitar o que aprendemos durante o semestre na teoria. A gente vê textos sobre títulos, legenda, como é a linha editorial de cada jornal. Agora, conseguimos colocar isso em prática num jornal feito por nós mesmos com auxílio dos professores”.

A aluna falou ainda sobre como o momento pode prepará-los para o mercado de trabalho. “Com essa prática, começamos a ter uma noção de como as coisas funcionam e que nem sempre é do nosso jeito. Temos que respeitar uma linha editorial que não é nossa, e nos adequar”, observou Marcela.

Responsável pelo produto Papiro, a professora Ana Márcia Diógenes pontuou os diferentes desempenhos dos alunos durante a atividade. “A Sala de Notícias poderia mudar o nome para uma sala de parto. Para alguns é mais tranquilo, como um parto natural porque a pessoa se preparou. Para outros, é como uma cesariana de última hora porque nem todo mundo editou seu texto ou fez uma revisão dentro das coordenadas editoriais que foram dadas. Na área da diagramação alguns já haviam começado a diagramar e estavam mais acostumados e outros começaram hoje”, disse.

Apesar disso, Ana Márcia ressaltou a importância da atividade na vivência de preparação dos alunos e reciclagem dos professores. “É um momento de prática, de colocar aquele aprendizado que às vezes a gente repete tanto na sala, mas não introjeta. É um momento muito rico, que deveria acontecer mais vezes ao longo do semestre, pois todos sairiam ganhando. Para nós, professores, é um momento de se reciclar”.

Texto: Iara Costa (5° semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Lucas Mota (2º semestre – Publicidade/UNI7)

Tags: , , , , , ,