Roteirista Elena Soárez ministra workshop na Fa7

“O papel do roteiro para o Cinema” foi o tema do workshop promovido pelos alunos da disciplina de Produção de Documentários

Relatar experiências profissionais, analisar o mercado e tirar dúvidas dos alunos sobre os roteiros de cinema. Com esses objetivos, a roteirista Elena Soárez ministrou o workshop “O papel do roteiro para o Cinema”, promovido pela disciplina de Produção de Documentários, do curso de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro (Fa7). O encontro ocorreu no estúdio de TV, na manhã do dia 11.

Elena começou a conversa comentando com os alunos as mudanças do cinema na década de 1990, exatamente quando ela entrou no mercado roteirista. “O cinema mais antigo, da década de 1960, 1970 era muito autoral. Tudo girava em cima da figura do diretor. Não havia a necessidade de roteiristas. Na década de 1990, as coisas mudaram. Houve uma retomada do cinema nacional e o avanço da tecnologia”, explicou.

Em 1994, após concluir o seu mestrado em Antropologia, Elena foi convidada pelo amigo e cineasta Andrucha Waddington para escrever o roteiro de um curta. Nessa época, ela trabalhava apenas com vídeos institucionais para empresas. A ideia do cineasta, no entanto, era contar uma história baseada na vida de Maria Marlene Silva, uma cearense que tinha três maridos.

Elena Soárez ministrou o workshop “O papel do roteiro para o Cinema” foi promovido pela disciplina de Produção de Documentários.  (Foto: Tatiana Fortes)

(Foto: Tatiana Fortes)

Elena foi até a cidade de Quixelô, localizada a 400 km de Fortaleza, para conversar com Marlene. Ela, porém, recusou-se a atendê-la. Foram dez dias tentando o contato, até que, na última conversa, após oferecer dinheiro, Marlene cedeu. “Tivemos dois dias inteiros para conversar. Depois, passei quatro anos e meio escrevendo o roteiro, que resultou no longa ‘Eu Tu Eles’”, contou.

Em paralelo a “Eu Tu Eles”, Elena também escreveu outros filmes. Segundo ela, pela escassez de roteiristas no mercado nacional. “O mercado tem poucos profissionais para atender à demanda, que só cresce. Muito em função da aprovação da Lei 12.485/2011, que aumentou a produção e a circulação de conteúdo audiovisual brasileiro. Eu aproveitei essa oportunidade e consegui muitos trabalhos no início da careira, mesmo sem tanta experiência”, explicou.

Elena Soárez é roteirista desde 1994 e tem no currículo filmes como "Eu Tu Eles", "Xingu" e "A busca". (Foto: Tatiana Fortes)

Elena Soárez é roteirista desde 1994 e tem no currículo filmes como “Eu Tu Eles”, “Xingu” e “A busca”. (Foto: Tatiana Fortes)

De acordo com Elena, o momento é bom para quem deseja trabalhar no meio, principalmente na região Nordeste, que vem se destacando no cinema nacional. “Trabalhar no Sudeste tem facilidades, pois lá estão grandes empresas dispostas a financiar os projetos. Mas lá, nós ficamos mais presos à audiência. No Nordeste, entretanto, há uma maior liberdade artística, há um distanciamento da indústria. Isso é muito positivo para os profissionais”, elogiou.

Atualmente, segundo a roteirista, novos nichos de mercado vêm sendo explorados pelos roteiristas. São as séries televisivas. Ela explica que esse tipo de trabalho chega a ser mais prazeroso do que o cinema. “As séries possuem muito pano pra manga. Em cima de um tema, é possível fazer muitos capítulos, de forma rápida e dinâmica. Diferente do cinema, que conta, de uma vez, uma grande história”, afirmou.

O professor e responsável pelo evento, Jari Vieira, acredita que esse tipo de experiência proporciona grandes conhecimentos para os participantes. “O workshop é uma oportunidade dos alunos verem na prática o que aprendem durante as aulas. A Elena Soárez é referência nacional no mercado. Uma das melhores roteiristas do país. Tem conhecimento para tirar dúvidas e contar as suas experiências”.

O estudante de Publicidade e Propaganda, Lucas Leite, saiu do workshop satisfeito. “Eu tinha muitas dúvidas acerca da profissão de roteirista. A Elena, de uma maneira informal e divertira, respondeu tudo. Agora sabemos como funciona o mercado nacional”, contou.

Jane Eyre Queiroz, estudante de Jornalismo, também compareceu ao evento e teve suas dúvidas respondidas pela roteirista. “A iniciativa do workshop foi muito interessante. Adorei saber sobre as experiências de vida da Elena, os seus desafios, a concorrência de mercado e a sua vivência no meio”, disse.

Outros encontros como este estão previstos ao longo do semestre. De acordo com Jari, o próximo convidado será o diretor do filme Cine Holliúdy, Halder Gomes. “Estou tentando trazer o Halder, que é um profissional local, cujo filme está tendo uma repercussão nacional. Será outra oportunidade para os alunos vivenciarem experiências de mercado”, ressaltou.

Currículo de Elena Soárez

– A busca (2011), de Luciano Moura;

– Xingu (2011), de Cao Hamburger. Em parceria com o diretor e com Anna Muylaert;

– Nome Próprio (2007), de Murilo Salles. Em parceria com Murilo Salles e Melanie Dimantas;

– Cidade dos Homens (2005), de Paulo Morelli;

– Casa de Areia (2005), de Andrucha Waddington;

– Os Desafinados (2005), de Walter Lima Jr. Roteiro de Suzana Macedo com colaboração de Elena Soárez;

– Vida de Menina (2004), de Helena Solberg. Em parceria com Helena Solberg. Prêmio de melhor roteiro no Festival de Gramado;

– Redentor (2003), de Cláudio Torres. Escrito em parceria com Cláudio Torres e Fernanda Torres;

– Eu Tu Eles (2000), de Andrucha Waddington;

– Gêmeas (1999), de Andrucha Waddington.

Tags: , , , , ,