Revista inVoga amplia equipe e torna-se mais profissional

O diretor de criação da revista, Gabriel Baquit, fala sobre a fase atual da publicação e sua trajetória como profissional de design

O diretor de criação da revista inVoga, Gabriel Baquit, esteve nesta quarta-feira, 20 de novembro, na Faculdade 7 de Setembro, para dois encontros com os estudantes dos turnos manhã e noite. Gabriel contou sua trajetória no design e o desafio de colocar a revista inVoga, a maior no segmento de moda no Ceará, em voga. Ele participou dos encontros a convite do professor de design editorial da Fa7, Tarcísio Bezerra.

Em seu trabalho, Baquit destaca que deve ser capaz de contar, entre colunas, margens, títulos e fontes, uma história que faça sentido, além de criar um bom argumento de vendas. (Foto: Soriel Leiros)

Gabriel divide a trajetória da publicação em três fases. A primeira (o início) deu-se de forma amadora, com uma equipe de sete pessoas, diagramação terceirizada e sem direção de arte. A segunda fase mantinha-se nos moldes da primeira. A terceira (e atual) fase teve início em 2013 e apresenta um primor maior no processo de produção da revista. A equipe, nesta etapa, é composta por, aproximadamente, 13 profissionais que se dividem nas mais variadas funções, entre elas, diagramação interna e direção de arte. A mudança, de acordo com Baquit, torna a publicação trimestral mais profissional e atenta para o papel fundamental do designer.

Em seu trabalho, ele destaca que deve ser capaz de contar, entre colunas, margens, títulos e fontes, uma história que faça sentido, além de criar um bom argumento de vendas.

Inovar sem medo

A partir desta terceira fase, quando passou a fazer parte da direção de arte, Baquit pontua alguns objetivos da revista, como o desejo de não apenas seguir, mas também lançar tendências. Nesse ponto, o sucesso foi mais que reconhecido. As revistas, nesse segmento de moda, sempre apresentavam modelos em suas capas. Ele sugeriu que a blogueira do momento, Thássia Naves, fosse capa da inVoga. Apesar de uma reluta inicial de seu editor, Baquit manteve sua ideia e, por fim, venceu: a revista que trazia Thássia Naves na capa foi um verdadeiro sucesso, superando revistas consagradas como a Trip. AinVoga inovou e lançou tendência. Objetivo alcançado com sucesso.

O designer Gabriel Baquit conversou com estudantes da turma de Design Editorial. (Foto: Soriel Leiros)

Gabriel Baquit também apresentou mudanças marcantes na identidade visual da revista após sua entrada: limpeza, organização e padronização. Além de não ter medo de inovar. Esse foi o fato que mais chamou a atenção da estudante de jornalismo Vanessa Freitas. “Eu já sabia que a revista era daqui, mas ter percebido os detalhes da renovação e o planejamento para que a revista funcione, desde as matérias, pautas e design foi bem proveitoso”, diz a estudante.

Dentre os percalços que possam impedir um sucesso maior da revista, Baquit alerta para a falta de um site. “É um crime, principalmente porque a inVoga é um produto que gera conteúdo”, afirma o diretor de arte.

Na reta final do encontro, a pergunta: “o que é inVoga?”. Gabriel explica que é uma brincadeira com a famosa revista Vogue. Vinícius Machado – jovem que criou a inVoga aos 19 anos – surgiu com a ideia “quero ser a Vogue”. O nome se firmou e virou uma forte marca.

Guilherme Paiva
6º semestre