Notícias

PODPAPIRO: Nasce projeto de Podcast informativo e ensaios profissionais

Categoria:

Uni7 Informa

0

Este é o segundo dos três produtos previstos na disciplina Projeto Integrado de Jornalismo Impresso, e se propõe a fluir da narrativa escrita para a oral

Os alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) produziram podcasts sobre temas que trabalharam durante todo o semestre 2019.1. Eles inicialmente fizeram uma matéria para o jornal Papiro, que é veiculado no Portal Quinto Andar. A partir daí deram uma nova leitura aos seus temas, utilizando a linguagem oral.

Temos então o PodPapiro, que nasce com a proposta de priorizar a informação e os seus novos formatos de consumo. A ideia é facilitar o acesso, para que a audiência possa se dar por múltiplas possibilidades. E incentivar que os alunos que estão na metade do curso, fortaleçam suas asas para voar e ingressar no mercado profissional, em breve.

Acessem abaixo o link dos podcasts, com textos que introduzem o ouvinte a cada tema.

PODPAPIRO

Trabalho infantil e suas rosinhas
O podcast “Trabalho infantil e suas rosinhas” discute a exploração do trabalho de crianças e adolescentes em entrevista com Célia Gurgel, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autora do livro “Você viu a Rosinha?”. A partir das experiências vividas pelos personagens de seu livro, Célia explica como rosinha se tornou um adjetivo que nomeia todas as vítimas do problema social.
Anderson Souza – 4° semestre

Criatividade no dia dos namorados
Neste podcast você terá a participação da estudante Luanne Iasmin, de Fisioterapia, que a cada ano tenta inovar no relacionamento, por meio de presentes criativos que ela mesmo faz, usando tutoriais no YouTube. Ela topou o desafio de ensinar o que aprendeu, e mostra aqui como se faz a Caixa Explosiva. E como eu não poderia ficar de fora dessa, também decidi ensinar, fazendo o chamado Coração Apaixonado. Quer saber como se faz esses presentes? Ouça o podcast.
Lara Silveira, 4º semestre

Jovens e eleição
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de jovens que votaram na última eleição diminuiu. Dentre tantos motivos, a desilusão política e falta de representatividade são pontos analisados para justificar essa causa. Para explicar melhor a visão da juventude em relação ao sistema político brasileiro, neste podcast vamos ouvir a opinião de universitários de áreas de atuações distintas.
Matheus Barbosa – 5º semestre

Papo Literário
Este é um Podcast sobre a construção imaginativa por trás dos livros, sob o olhar de quem os constrói. Dois escritores cearenses comentam sobre suas carreiras, profissão, vidas e o atual mercado editorial no Brasil. Além de escritora, Vanessa Passos é professora e está terminando doutorado pela Universidade Federal do Ceará. Seu mais recente livro é o “Manual de Estilo e Criação Literária com a Artesã Lygia Bojunga”. Adailson Silva está terminando graduação em Jornalismo, na UNI7, e o seu livro “Três Vidas de um Poeta Só” é uma junção narrativa de poemas escritos por ele, ao longo da sua vida.
Onivaldo Neto – 4° semestre

Cultura LGBTI+ nos festivais juninos
Este podcast faz uma narrativa sobre a trajetória do público LGBTI+ nos festivais juninos. A partir de dois convidados que possuem uma vasta experiência no meio, Victor Chacon e Aterlane Martins, a ideia é abordar o sincretismo de culturas na sociedade contemporânea. O conteúdo traz um contexto de influências culturais retratadas de forma dinâmica.
Janyo Victor Moreira Guimarães – 5º semestre

A Fala Crítica; Desafios da previdência
Há anos, desde a redemocratização, a esfera política brasileira repensa seu formato de previdência social. Sem interferências nos governos petistas e com fracasso no Governo Temer, é na gestão de Bolsonaro que a Reforma da Previdência encontra seu período mais polêmico. Neste episódio, recebemos o advogado Raphael Castelo Branco para esclarecer as dúvidas jurídicas e as propostas desse “novo Brasil”.
Arthur Gadelha – 6º semestre

Cultura africana no Ceará
Neste podcast você vai conhecer mais detalhes sobre os desafios que foram enfrentados pelos africanos ao chegarem, nos últimos anos, ao Ceará para estudar e trabalhar. O entrevistado é Isnaba Wilson Naba JJATA, de Moçambique, que vai relatar sua experiência no Brasil e no Ceará. As principais dificuldades se deram pelas diferenças culturais, forma de tratamento com o próximo e as distintas etnias que ele está integrado.
Letícia Marques – 4º Semestre

O cearencês e suas expressões
O “cearencês”, idioma exclusivo do Ceará, é uma combinação de expressões que revelam o jeito irreverente do povo cearense de falar. Tarcísio Matos, jornalista, compositor e produtor, é um dos amantes dessa língua singular. Nesse podcast, ele explica seu ímpeto pelo dialeto e o seu projeto de dar significado às expressões cearenses no seu perfil do Instagram. Os alunos da UNI7 também puderam tirar suas dúvidas sobre algumas expressões, como futricar e aos emboléus.
Vitória Barbosa – 4º semestre

Mulheres na TI
Quando falamos em tecnologia, as primeiras imagens que nos vem à cabeça são de CEO’S famosos, como Steve Jobs e Mark Zuckerberg. Durante muito tempo esse mercado foi predominantemente masculino, mas a realidade, aos poucos, tem mudado. Para discutir o tema, o podcast “Mulheres” convidou a programadora, design e gamer Iara Torres para um bate papo sobre a ascensão das mulheres ao mercado de tecnologia.
Khelvya Carvalho, 8º semestre

Bendita Geni: o seu podcast sobre narrativas femininas
Faz parte do percurso de desconstrução social que trilhamos, questionar os estereótipos de gênero e redefinir as representações femininas que nos são impostas culturalmente. Foi assim que nasceu a ideia do primeiro episódio do Bendita Geni Podcast, com o tema Ressignificando: Mães que Trabalham”. Conversamos sobre as construções do feminino ao longo da história e conhecemos as vivências de mulheres e mães que embarcaram de cabeça, no universo do empreendedorismo.
Flávia Bessa – 4º semestre

Educomunicação
Este podcast retrata a importância da educomunicação na aprendizagem de alunos e sua eficiência nas instituições de ensino. Edgard Patrício e Ismar Capistrano, professores de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará participam deste podcast. Eles falam dos desafios e resultados de educar por meio da comunicação. Os convidados compartilham
suas experiências com a educomunicaçao. Temos aqui um podcast educativo e dinâmico.
Charles Uchôa – 4º semestre

Dicas de Estudos
Marco Aurélio Ribeiro é coordenador de curso de Pedagogia da UNI7, terapeuta, psicólogo e escritor de 11 livros, dentre eles “Como Desenvolver Hábitos de Estudos”. Nesse podcast da disciplina Projeto Integrado de Jornalismo Impresso, Marco Aurélio dá dicas para quem quer se sair bem em provas. Ele fala também sobre como a motivação e o lazer são importantes para a rotina dos alunos e comenta sobre o esquecimento que acomete muitas pessoas, por conta do nervosismo. Ele diz que com um bom planejamento de horários, todos podem tirar a nota desejada.
Regina Soares – 6º Jornalismo

Violência sexual infantojuvenil
Pela complexidade e particularidade dos casos, este assunto é delicado de se tratar, tanto no que se refere à prevenção como à resolução. A delegada Aline Moreira, titular da Delegacia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Dceca, e Tarsila Matos, escrivã da polícia civil, lotada na mesma delegacia, participaram deste podcast. Elas avaliam o comportamento das crianças e dão dicas aos pais sobre prevenção e cuidados no momento pós-violência sexual.
Bruna Ramos – 4º semestre

Tabus da Depressão: Precisamos Conversar
O tema do podcast foi escolhido pela seriedade dos casos de depressão e a não visibilidade das pessoas que sofrem essa doença, sendo, muitas vezes, preconceituadas. As entrevistadas – a professora universitária Alessandra Xavier e a estudante de psicologia Amanda Bello – comentam sobre os níveis em que a depressão se manifesta em diferentes pessoas, como ajudar uma pessoa com depressão, e como os alunos de psicologia são preparados para lidar com esse tema no dia a dia profissional.
Ítallo Alcântara – 4º semestre

Feminicídio: precisamos falar sobre esse assunto
Por que falar sobre feminicídio? Entre 2015 e 2018, no Ceará, o número de mulheres vítimas de homicídio doloso passou de 224 para 448, segundo dados do Sistema Nacional de Justiça e Segurança Pública (Sinesp). Para falar sobre este assunto, convidamos Aline Miranda, vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Clara Silveira, advogada e diretora do projeto Movamu’s, e a aluna de jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro – UNI7, Brenda Mamede. Confira esta e outras informações sobre a violência contra a mulher e sua prevenção.
Luana Ribeiro – 7º semestre

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.