Notícias

PESQUISA: Os primeiros jornais do início da Imprensa no Brasil

Categoria:

Uni7 Informa

0

Os dois periódicos precursores do jornalismo no país surgiram com apenas três meses de diferença

A história da imprensa no Brasil começa em 1808, com a chegada da família real portuguesa ao País. A imprensa brasileira nasceu oficialmente no Rio de Janeiro, no dia 13 de maio daquele mesmo ano, com a criação da Imprensa Régia.

Crítico à atuação da Corte Portuguesa no Brasil, o Correio Brasiliense é considerado pioneiro no formato analítico do jornalismo

Aliás, por meio da Impressão Régia foi impresso o primeiro jornal no Brasil, A Gazeta do Rio de Janeiro, no dia 10 de setembro de 1808, tendo como redator frei Tibúrcio José da Rocha. Inicialmente era semanal. Com o tempo, passou a ser trissemanal. Este era um jornal pouco voltado à realidade local. A Gazeta foi entendida como o primeiro exemplar do jornalismo “áulico” brasileiro, ou seja, um jornalismo próximo do poder, da Corte.

Três meses antes, porém, em junho de 1808, chegava ao Brasil o Correio Brasiliense; que era editado e impresso em Londres, na Inglaterra, por Hipólito José da Costa. Este jornal, portanto, era impresso sem submeter-se à censura. Alguns teóricos acreditam que esta é a publicação pioneira no País. O Correio Brasiliense tinha um caráter crítico e bem informado quanto às medidas da administração portuguesa no Brasil.

Em resumo, A Gazeta do Rio de Janeiro e o Correio Brasiliense coexistiram nos anos da pré-independência e no Império. O primeiro considerado “áulico” e o segundo, combativo.

 

Karine Serpa

5º Semestre

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.