Notícias

PESQUISA: Introdução ao Jornalismo estimula pesquisa sobre meios

Categoria:

Uni7 Informa

1

Alunos estudam desde as origens da imprensa aos dias atuais, explorando a história e evolução da comunicação

Parte da prova de Verificação Parcial (VP1) da disciplina Introdução ao Jornalismo, 2017.1, dada pela professora Ana Márcia Diógenes, constou da coleta e apresentação de dados desde os primeiros jornais no mundo e no Brasil. Inclui, ainda, as novas tecnologias da era digital, que se constituem nos novos desafios aos meios de comunicação.

A aluna Maria de Fátima Belarmino da Silva, do 1º semestre, fez uma das pesquisas mais intensas, expondo em sala de aula para os colegas e também preparando texto com os principais pontos.

Leia, abaixo, o material preparado pela aluna:

O jornal e suas adaptações em nova plataforma de mídia social

O Instagram é um aplicativo gratuito de fotografia mais usado na atualidade, com 600 milhões de usuários por todo mundo. Sendo uma rede social de compartilhamento de fotos/vídeos, foi criada em outubro de 2010 pelo americano Kevin Systrom, 33, engenheiro de software, com a ajuda do brasileiro cofundador, Michel Krieger. No início, o serviço estava apenas disponível para dispositivos iOS (iPhones). Atualmente, o App está em quase todas as plataformas, como Android, Windows Phone e versões web.

O jornal USA Today é um exemplo de como jornais de todo o mundo utilizam o Instagram para dinamizar as notícias

 

Inspirado na invenção da Polaroid, câmera fotográfica desenvolvida em 1947, a logo do aplicativo, de 2010, apresenta referências fortes baseadas no modelo da câmera pioneira. As ferramentas do Instagram são fáceis de serem usadas. A sua atualização mais recente, “Instagram Stories”, possibilitou aos usuários a postarem fotos, vídeos em “boomerang” e menções de usuários nas publicações, como também localização e edição de textos.

Tanto o jornal, como outros segmentos da comunicação, também foram parar na internet, usando a credibilidade e se aproximando do leitor de forma descontraída. O Estadão, por exemplo, no intuito de ficar mais próximo dos leitores, entrou para o Instagram em fevereiro de 2012. Atualmente, o perfil do jornal, @estadao, possui 501K (seguidores) e 7.753 entre fotos e vídeos postados. Foi o primeiro jornal do Brasil a incorporar conteúdos e publicações no Instagram. As primeiras publicações continham a participação dos leitores, fotos enviadas e divulgadas na conta.

Já na perspectiva mundial, um jornal americano conhecido por sua irreverência e estilo gráfico, o USA Today, é o pioneiro no Instagram. Sua conta, @usatoday, possui 674K (seguidores) e 6.220 postagens. Sua primeira publicação é a imagem de uma bola de basebol no campo, relatando momentos antes do jogo, datada em 17 de março de 2011.

O leitor já não é mais apenas um consumidor de notícia. Ele busca entretenimento nas plataformas de mídia social. Assim, passa a participar de diferentes formas, enviando suas fotos, usando Hashtag (#) sobre determinados assuntos, deixando seus comentários nas publicações e seguindo contas de interesses pessoais. O jornal, com sua sensibilidade e coragem de se reinventar, incorporou novas mídias sociais, abrindo caminhos para aproximação maior com seu leitor.

Da esq. para dir: o novo logo do Instagram e seu antigo logo, inspirado na câmera Polaroid

 

 

 

 

 

 

Fátima Belarmino

1º Semestre

Tags: , , , , , , , ,

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − quinze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.