Notícias

Pentaho Day reúne comunidade Pentaho brasileira na FA7

Categoria:

Uni7 Informa

0

Uma maratona de 14 palestras dedicadas à apresentação e intercâmbio de ideias sobre desenvolvimento Open Source na plataforma Pentaho. Assim pode ser definida a recente edição do Pentaho Day, realizado no último sábado, 20 de abril, no Teatro Nila Gomes de Soárez, da Faculdade 7 de Setembro (FA7). Adeptos do software livre para inteligência empresarial se reuniram para trocar experiências sobre esta plataforma, um software de Business Inteligence (BI) usado no mundo inteiro.

A iniciativa para que a FA7 sediasse o encontro foi tomada no ano passado, pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação da Faculdade. Segundo o coordenador do curso, Ivan Oliveira, a instituição se destaca por incentivar eventos como este. “Além de serem de extrema importância para a formação tanto do aluno quanto do profissional de Sistemas de Informação, são gratuitos e abertos ao público”, afirmou o coordenador.

Para o evento em Fortaleza, o segundo realizado no Brasil – ano passado o primeiro foi realizado em Recife, PE, e em Amsterdam, Holanda -, houve a participação dos seguintes palestrantes: Caio Moreno, especialista em Modelagem Dimensional pela Kimball University (USA); Ricardo Gouvêa, formado em administração de empresas – com carreira profissional com mais de 18 anos em TI; Pedro Alves, português, residente em Lisboa, criador e mantenedor das ferramentas C; Rafael Moreira Cunha, desenvolvedor sênior da Globo.com, com 12 anos de experiência em Java, passando 3 anos pela IBM e BRQ; Carina Roldan, nascida em Esquel, Argentina, onde obteve o seu Bacharelato em Ciências da Computação na UNLP em La Plata; Iandé Coutinho, fundador e Chief Geek da Oncase Consultoria, distribuidora da Pentaho no Brasil.

E ainda contou com Brian Hagan, engenheiro de Vendas da Pentaho (Orlando-USA); Márcio Vieira, CEO da Ambiente Livre Tecnologia; Paulo Neto, graduado em Sistemas de Informação, Pós-Graduação em Gestão de Projetos; Ararigleno Fernandes, mestre em Engenharia Elétrica pela UnB-Universidade de Brasília; Rafael Morais, bacharel em Ciências da Computação; Edmar Moretti, graduado em Geografia (bacharelado) pela UNESP Campus de Rio Claro; Kleyson Rios, formado em Ciência da Computação pela PUC Goiás e Marcos Prado, especialista em Implementação, Projeto e Gestão de Banco de Dados, pela Universidade Paulista.

Além do êxito do Pentaho Day em Fortaleza, Ivan Oliveira destaca ainda que, neste sábado, dia 27 de abril, acontecerá, também na FA7, o Festival Latino-americano de Softwares Livres (FliSol), pela sexta vez consecutiva em Fortaleza. O FliSol é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diferentes cidades da América Latina. É gratuito e aberto a todo o público: curiosos, interessados e amantes do Software Livre.

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.