PALESTRAS: Alunos da UNI7 compartilham lições de marketing pessoal e livro reportagem

Momento final da Iniciação Cientifica para Comunicação foi uma preparatória acadêmica e profissional

O último dia da Semana de Iniciação Científica do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) foi dedicado ao aperfeiçoamento dos graduandos de Comunicação. A sala 508, no 5º andar da instituição, deu espaço para o Projeto Amplia (destinado a marketing pessoal) e uma conversa com o ex-aluno de Jornalismo da UNI7, Darlan Araújo sobre conclusão de curso. Os dois encontros aconteceram na última terça, às 19 horas.

Com apresentação da aluna de Publicidade, Alana Bernardo, a também estudante Jéssica Pires iniciou o evento com a palestra “Criando oportunidades: como vender seu peixe?”. Autointitulada uma “quase publicitária”, a diretora de arte já possui uma empresa de design estratégico, a Lab Digital Criativo. Ela também tem formação em Coach e realiza trabalhos autônomos em marketing.

Por meio de pontos básicos em comum com sua vida, ela deu lições de construção profissional ainda na graduação. De início, a primeira lição foi a crença em si próprio, aliada à ação e proatividade. Com base em uma vivência pessoal, recomendou o voluntariado: “Vão atrás de estágios voluntários. Irão ver o quanto isso é valoroso”.

Em um discurso mais próximo do jornalismo, Jéssica abordou sobre assessoria de comunicação. Para essa categoria, postura e adaptação ao ambiente, segundo a profissional, são fundamentais. “Imaginem um médico que solicita uma assessoria. Se você não cuida da sua imagem, como espera que ele o contrate para trabalhar a imagem dele?”, indagou.

Entre os tópicos finais mostrados no encontro, houve menções a portfolio, networking, apropriação de referências, presença em eventos diversos e saber negociar seu trabalho. Jéssica ainda deu dicas de qualificação gratuita disponível on-line, como a Universidade Rock Content, o Google Primer e o Facebook Blueprint.

No encerramento, a professora e coordenadora adjunta Nila Bandeira agradeceu pelo encontro e reforçou sua importância para a Semana de Iniciação Científica. “Isso tem tudo a ver com esse momento, é exatamente essa questão de você vislumbrar qual o seu propósito dentro da profissão e curso”.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O segundo momento rendeu lições voltadas para a produção de pesquisa acadêmica. O jornalista Darlan Araújo, ex-aluno de jornalismo da UNI7, expôs verdades e mitos sobre a produção de um trabalho de conclusão de curso. Ele utilizou como referência a elaboração do seu livro reportagem sobre homens trans.

Darlan ao centro com dois personagens do seu livro reportagem, Kaio Lemos e João Praxedes (Foto: George Braga)

Durante a pesquisa, Darlan teve como personagens centrais Kaio Lemos e João Praxedes, dois jovens trans que compartilharam histórias de conquistas e preconceitos no decorrer da mudança de gênero. “Tive êxito em me apropriar de histórias reais”, relembra.

Para mostrar que o TCC não é um “monstro”, o jornalista deu como dica o uso de temas que instiguem os alunos e o consumo de referências bibliográficas. No seu trabalho, Darlan admite que utilizou cerca de 50 livros. Entre os autores, estavam Judith Butler, Edgar Morin, Stuart Hall e Manuel Castelo.

Uma das ambições com o trabalho era contribuir para o esclarecimento de um tema distante de muitas pessoas, o que facilita a disseminação de indiferenças. Um diferencial para sua pesquisa foi o grupo de orientadores na reta final do curso, que também servem como doutrinadores. “Escolham um bom pai ou mãe para o seu TCC”, recomenda.

Além dos conselhos em termos de análise e produção de pesquisa, a função social do comunicador também foi explorada. Para Lara Silveira, aluna do segundo semestre de Jornalismo, Darlan soube elucidar o tema de maneira precisa: “Além de debater um assunto tabu na sociedade, ele trouxe informações claras, didáticas e concisas, sendo que em muitas vezes esse assunto é abordado com uma linguagem de difícil compreensão”.

TEXTO: Jonathan Silva (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , , ,