OFICINAS: UP! promove curso “Audiovisual com Mídias Móveis para Iniciantes”

Objetivo é oferecer aulas práticas e teóricas para estudantes desenvolverem produtos audiovisuais a partir de equipamentos do dia a dia

A segunda edição do Universo Profissional (UP!) dá a oportunidade de capacitar estudantes da Faculdade 7 de Setembro (FA7) para realizar produtos audiovisuais com smartphones. O curso “Audiovisual com Mídias Móveis para Iniciantes” é gratuito e gera certificação de atividades complementares para os acadêmicos da instituição.

A programação terá início no dia 14 de maio, com a palestra “Introdução à Construção da Narrativa”, proferida pelo jornalista e realizador audiovisual, Émerson Maranhão, repórter especial do jornal O Povo. O encontro ocorrerá no Estúdio de TV da FA7, às 19h.

Além da abertura, o UP! será dividido em três dias de oficinas, nos sábados 16, 23 e 30 de maio, das 8h às 11h, ministradas pelos acadêmicos de Jornalismo Renato Ferreira e Thiago Daniel.

O UP! é uma realização do Núcleo de Produções Jornalísticas (NPJor) com apoio da Coordenação de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FA7.

Inscrições

Alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design Gráfico da FA7 podem se inscrever para a seleção preenchendo um formulário online, que prossegue até o dia 11 de maio, com 20 vagas.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

A escolha dos participantes ocorre de acordo com as informações preenchidas, mediante escolha dos instrutores do curso. A divulgação dos selecionados será no dia 12 de maio, no site da FA7 e na fanpage do Quinto Andar/FA7.

Equipamentos

Os selecionados deverão utilizar seus próprios equipamentos, como celulares com câmera fotográfica, cabos de conexão de dados, pen drives e fones de ouvido.

Os facilitadores

A abertura será feita por Émerson Maranhão, jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e realizador audiovisual formado pelo Instituto Dragão do Mar. Alagoano radicado no Ceará é repórter especial e colunista do Grupo de Comunicação O POVO, onde já exerceu as funções de editor de Tendências, editor-executivo dos Núcleos de Cultura e Entretenimento e Variedades; editor de revistas Premium, editor de Primeira Página, e repórter de diversas editorias, além de participar de coberturas especiais e internacionais. Atualmente, também coordena a realização de webdocs do Núcleo de Reportagem Especial.

Renato Ferreira é acadêmico de Jornalismo pela Faculdade 7 de Setembro. Mato-grossense, no Ceará desde 2013, atuou como videomaker para o portal de notícias Tribuna do Ceará, em trabalhos recomendados para o Universo Online (UOL). Atualmente trabalha no portal O POVO Online, na edição e finalização audiovisual dos conteúdos produzidos pelo Grupo de Comunicação O POVO e monitora portal Quinto Andar, da FA7.

Thiago Daniel é acadêmico de Jornalismo pela Faculdade 7 de Setembro e possui curso de extensão em Audiovisual pela Vila das Artes (em parceira com Universidade Federal do Ceará). Cearense, possui diversos cursos de produção, roteiro, edição e fotografia para cinema. Trabalhou como supervisor técnico em edição na Vila das Artes, câmera, edição e roteirista na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e diretor de externa e estúdio na ONG Encine.

Quinto Andar/FA7

Tags: , , ,