NOVOS EIXOS: Ilustrações que carregam traços e personalidade

Apesar do mercado ainda ser difícil no Brasil, o segredo é arriscar e investir no que se gosta

O Trabalho de Júlio Cesar é voltado principalmente para o público internacional (Foto:

O ilustrador Júlio César, autor do projeto Retratos, participou da Semana da Comunicação e Design, na manhã da quarta-feira, 5. Ele compartilhou com os alunos, as experiências profissionais. O professor e diretor de arte, Thyago Cabral, conduziu a mesa de conversas sobre Ilustrações com o tema “Expressões em traço”.

Júlio César trabalha fazendo ilustrações, principalmente para o exterior. Revela, porém, que nunca teve muita pretensão de entrar no ramo, apesar de sempre ter desenhado. Começou a tomar gosto pela profissão em 2012, quando largou a faculdade de publicidade e se dedicou a treinar seus desenhos, aprendendo com os amigos. César revela aos alunos que, o que o lançou no mercado da ilustração, foi seu projeto “Retratos”, resultado de testes para aprimoramento da sua arte.

Lincoln Parente, aluno de publicidade e monitor da Semana da Comunicação, pretende trabalhar com ilustrações. Ele disse ter aberto a mente para as possibilidades existentes na área. “Hoje, tive a oportunidade de ver o quanto é vasto esse meio. Normalmente, a gente se limita a pensar que ilustração está voltada somente para games. Pretendo conhecer mais sobre o assunto”.

Para Thyago Cabral, a manhã foi proveitosa. Ele agradeceu o convite da faculdade e disse que é sempre bom poder conversar com os jovens e ver que eles têm interesse em desenvolver ilustrações e ingressar no mercado. Cabral diz que, encontros assim, são oportunidades incríveis de poder trocar conhecimento.

Suelen Mendonça

4° semestre