“Mulheres Cearenses” é tema de audiolivro produzido pela Fa7

Projeto reúne obras literárias escritas e lidas por mulheres nascidas no Ceará

“As mulheres quase não têm voz e vez na sociedade”. A afirmação é de Ana Paula Rabelo, professora dos cursos de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro (Fa7), e foi proferida durante o lançamento do audiolivro “Mulheres Cearenses”. O lançamento ocorreu na ágora da Fa7, no dia 20 de novembro, e contou com a presença de alunos e professores da instituição de ensino.

Segundo Ana Paula Rabelo, que também coordena o Audiolivro Fa7 – iniciativa sociocultural educativa que dissemina saberes culturais por meio da leitura de textos jornalísticos e literários – o projeto dá vida à uma série de textos escritos e lidos por mulheres nascidas no Ceará. “Selecionamos textos femininos e feministas”, pontuou a professora.

O propósito, de acordo com Ana Paula, é possibilitar aos interessados em literatura, em especial àqueles que são deficientes visuais, a interpretação de produções regionais, mesmo que ouvida e não lida.

Lançamento contou com a presença de alunos e professores da Fa7. (Foto: Luana Severo)

Participaram do projeto as autoras cearenses: Mariana Marques, Lourdinha Leite Barbosa, Izaura Marques, Dulce Cavalcante, Joyce Nunes, Fernanda Meireles, Flávia Oliveira, Rosa Carmen, Tércia Montenegro e Salete. A leitura ficou por conta das monitoras e voluntárias do projeto na Fa7: Patrícia Castelo Branco, Priscila Rodrigues, Elrica Olinda, Tiara Sousa, Juliane Nadja, Alice Ferreira, Rafaela Batista, Katherine Palácio, Ruth Brito e, por fim, a coordenadora Ana Paula Rabelo.

Além de ser enviado para bibliotecas públicas, organizações não governamentais, universidades e demais entidades de ensino e projetos sociais de Fortaleza, o audiolivro chega a outros estados do Brasil, como Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. “Nossa instituição não é a única a fazer (audiolivro). Queremos estimular outras a fazer igual ou fazer melhor”, conclui a coordenadora do projeto na Fa7, Ana Paula Rabelo.

Projeto colabora para a formação dos estudantes

Em desenvolvimento há cerca de um ano, o audiolivro “Mulheres Cearenses” teve que superar algumas dificuldades antes de seu lançamento oficial. Ana Paula conta que o maior desafio foi encontrar mulheres que se disponibilizassem a escrever e a ler os textos.

A chegada dos novos monitores do projeto, Elrica Olinda, Priscila Rodrigues, Wallison Sansim, Juliane Nadja e Jessika Anaile, em agosto de 2013, foi o que possibilitou, de certa forma, a aceleração do processo de produção do audiolivro.

Priscila Rodrigues cursa o primeiro semestre de Publicidade e Propaganda da Fa7 e sente que a participação na monitoria do Audiolivro tem colaborado para a sua formação pessoal e profissional. “Esse trabalho é feito para pessoas com baixa ou nenhuma visão. É impossível não se sensibilizar”, destaca a estudante.

Tags: , , , , , ,