Notícias

MUCURIPE COMERCIAL: Mudança estrutural tem reflexo nas vendas

Categoria:

Uni7 Informa

0

Ambiente é cada vez mais visitado por moradores e não-moradores do bairro, pelo crescente número de pontos comerciais

Com a reforma estrutural em andamento ao longo da Via Expressa, muitos locais tiveram sua natureza alterada, por conta da construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A principal transformação ocorreu na Rua Córrego das Flores, localizada em paralelo com a via, onde os imóveis do bairro Mucuripe tiveram sete metros de sua estrutura reduzida. Muitos moradores tiveram de ser indenizados, por conta da redução de suas propriedades, mas enxergaram a mudança como uma oportunidade de empreendimento.

Mesmo em horários excepcionais, o local está sempre movimentado por conta do comércio (Fotos: Iara Costa)

Onde era possível encontrar mercados e frigoríficos, agora conta-se com a presença dos mais diferentes tipos de comércios: ópticas, agências de viagem, lojas de artigos para festa e até livraria. Há também o crescimento em números de bares e restaurantes e recentemente de ponto de venda de açaí.

O Açaí Parada Obrigatória foi um dos locais de venda que nasceram após a transformação da rua. Segundo Vitória Mayra, 20, o fato da rua já ser um ponto comercial e afinidade que ela tem por alimentos, serviram de incentivo a empreender. Hoje, com o nascimento dos outros pontos comerciais ao seu redor, a influência existe, pois isso ajuda em suas vendas. “Nos tornamos um Centro em meio ao bairro e isso foi benéfico, pois há uma troca de clientes entre nós (comerciantes). Quando alguém vem ao bar que há ao lado, sempre acaba vindo comprar açaí aqui e as pessoas que vêm comprar açaí aqui, sempre acabam indo comer outras coisas no bar”, disse a jovem empreendedora.

Não somente ela, mas outros comerciantes também enxergam assim. Ivaneide Melo, 50, é proprietária de um salão de beleza localizado na rua e vê a evolução do local de forma satisfatória. “Eu morava no final da rua. Hoje tenho este ponto alugado há dois anos e estou recuperando clientes. Há amigas que vêm e sempre recomendam o local. Houve um grande crescimento na rua durante os últimos 23 anos”, avaliou Ivaneide.

Num bairro eminentemente residencial, a rua se destaca pelo número crescente de pontos comerciais (Foto: Iara Costa)

E não só quem vive de comércio enxerga assim. Talita Duarte, 42, mora em um dos poucos locais residenciais que ainda existem na área, mas se sente beneficiada por isso. “É muito bom ter tanto mercado na rua. Mantém o local movimentado e, sempre que preciso de algo, é só ir às casas ao lado que tem. Várias vezes deixei de ir ao centro da cidade por achar o que precisava aqui. Isso é bom pra mim e ainda ajuda meus vizinhos a pagarem suas contas”.

 

 

Texto: Iara Castro (4° semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.