Notícias

MESSEJANA: Reforma no terminal altera rotina de comerciantes

Categoria:

Uni7 Informa

0

Mesmo com atraso das obras, algumas mudanças são necessárias, inclusive para os vendedores ambulantes

São visíveis as mudanças no Terminal de Messejana, desde o início da reforma do novo espaço para passageiros. Principalmente para os ambulantes e para quem passa por ali todos os dias, pode perceber as operações provisórias que foram feitas. A reforma que teve início em janeiro deste ano, ainda está em andamento e tem previsão de ser concluída em outubro de 2017, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Praça de Messejana, local provisório para os ambulantes (Foto: Ana Maria Chagas)

Antes mesmo de começar as reformas, os ambulantes tinham suas bancas localizadas entre o terminal de ônibus e o Vapt Vupt. Mas, após todas as alterações feitas, eles foram transferidos para um local provisório, próximo ao terminal rodoviário. Acredita-se que após a restruturação do terminal a situação volte à normalidade para os ambulantes.

Este tem sido o desejo dos vendedores. Ângela Inácio, 38, ambulante há cinco meses, resolveu investir na venda de lanches, após deixar o trabalho como doméstica. Ela informa que estão recebendo o suporte da Regional IV, mas que não tem sido o suficiente, já que as vendas caíram muito.

Assim como Ângela, há outros vendedores no local que também reclamam dos prejuízos, É o caso de Lindalva Teixeira, 58, que trabalha há dois anos no local. Pelo o fato de morar longe, não tem tido lucro suficiente para suprir os gastos.

De acordo com o gerente de Serviços Urbanos da Regional IV, Edmar Freitas, após assumir a gestão em janeiro deste ano, uma reunião foi feita com todos os ambulantes, para realização das mudanças e regularização dos vendedores. Ele ressalta que tem sido realizado um cadastro para controle e regulamentação.

Gerente de Serviços Urbanos da Regional IV Edmar Freitas (Foto: Ana Maria Chagas)

Até maio só haviam sido feitos trinta cadastros. Muito pouco para o número real de ambulantes no local. Nesse cadastro são definidos os locais, espaços e horários que eles podem estar presentes. Após o fim da reforma serão colocados alguns ‘’ boxes’’, que serão implantados no antigo espaço, onde eles trabalhavam. Mas, a prioridade vai ser para os vendedores já cadastrados.

A Etufor não tem uma data específica para a conclusão da reforma, mas estipula-se que esse prazo possa se estender até o começo do próximo ano. “Eles vão ter que se adequar. Pelo menos, por enquanto”, ressaltou Freitas.

 

Texto: Ana Maria Chagas (4º Semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.