Notícias

MAINSTREAM: Ascensão do mercado fonográfico é destaque em Fortaleza

0

O crescimento das produtoras e dos próprios artistas locais contribui para a melhoria do cenário da música na Capital

_DSC0160

Raphael Simons e Caike Falcão falaram sobre o cenário de produção de eventos em Fortaleza (Foto: Sarah Veloso)

Experiências do mercado, crescimento recente e dificuldades ainda encontradas em Fortaleza. Estes foram os temas tratados por Raphael Simons, criador da produtora de eventos Barba Produções, e Caike Falcão, músico e membro da produtora. O evento aconteceu na quinta-feita, 13, como um trabalho da disciplina de Produção de Eventos e Mechandising, ministrada pelo professor Leonardo Macedo.

A Barba Produções está há dois anos no mercado e Raphael Simons comentou sobre as experiências e como foi o início da produtora. “No início, me preocupava em alcançar muitas pessoas, com a divulgação do evento. Depois vi que isso não funcionava, porque o melhor é alcançar o público certo, mesmo que pequeno. E da menor à maior produtora, vão existir os prejuízos. O melhor é dançar conforme a música”, ressalta Raphael.

_DSC0165

“O evento começa na produção da ideia. Nenhuma ideia pode ser considerada boba”, destaca Caike Falcão (Foto: Sarah Veloso)

Além de produtor de eventos, Caike Falcão também é músico e tem a experiência de participar dos dois lados da produção, o de produtor e o de artista. “Sou músico desde os 8 anos e lancei um EP recentemente. Sempre gostei de música e também desse lado da produção”, comenta Caike.

Os dois produtores ainda falaram da relação com outras produtoras e com seus clientes. “É sempre bom apoiar outras produtoras porque se algo do evento der errado, a culpa é maior do lado da produtora do que do artista e isso pode fazer com que a credibilidade do mercado em geral decaia”, destaca Raphael. Já Caike explica a relação que eles tentam manter com o cliente. “Eu fico responsável pela página do facebook, onde as pessoas podem elogiar, reclamar, procurar informações e dar sugestão. Sempre tentamos responder e atender logo nossos clientes, para dar um melhor serviço”, finaliza.

_DSC0143

“Em produção de eventos, é importante acreditar no seu potencial”, ressalta Raphael (Foto: Sarah Veloso)

Brenda Loheinny, estudande do 4° semestre do curso de Publicidade e Propaganda, afirma ter ficado com mais vontade de atuar na área de produção de eventos, principalmente no ramo que a Barba Produções atua, os shows do gênero de rock. “Os palestrantes conseguiram passar tanto o lado bom de ser um produtor quanto as dificuldades e foi muito bom pra quem não tinha muito conhecimento na área”, comenta Brenda.

A palestra foi organizada pelos estudantes Bruno Henrique, Gabriela Costa, Jessica Piorski, Italo Medeiros, Humberto Mota e Caio Lundgren. “O objetivo é mostrar um pouco mais desse mercado, já que ele está crescendo cada vez mais e a cidade tem vários shows nos finais de semana”, destaca Gabriela Costa.

Beatriz Rocha
6° semestre

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.