LITERATURA: Jornalista lança livro e revela detalhes sobre guerra na Síria

• Isabel-2
  • Isabel-1
  • Isabel-3
  • Isabel-4
  • Isabel-5
  • Isabel-6
  • Isabel-7
  • isabel-8

Isabel Filgueiras informa e diverte alunos ao falar sobre suas viagens em busca do conhecimento adequado para sua escrita

Repórter de política do jornal O Povo, Isabel Filgueiras esteve no Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), nesta quarta-feira, 5, para falar aos alunos e lançar seu livro Recortes da Diáspora Síria. Com um plano de trabalho em mente, ela percorreu alguns países para buscar narrativas de vida de sobreviventes em campos de refugiados dos conflitos na Síria. O livro é uma publicação pelo selo Editora Dummar.

Por acreditar que os brasileiros tinham a necessidade de saber mais sobre a guerra da Síria e seus refugiados, Isabel adotou esse tema para o seu TCC. A partir de então, resolveu escrever seu primeiro livro. Ainda quando estudante de jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) viajou para a Austrália pelo programa Ciências sem Fronteiras e se programou para conhecer alguns países onde poderia encontrar as vítimas fugitivas da guerra.

Em 40 dias de viagem, conheceu diferentes personagens que acrescentaram bastante para o seu conhecimento sobre o que realmente esses fugitivos passavam. Em alguns locais visitados por ela como Líbano, Turquia, Jordânia, havia campos de refugiados e foi onde ela conseguiu contato com muitos sírios. Apesar de ter entrevistado alguns homens, a situação das mulheres e crianças chamou mais a sua atenção e gerou um foco maior no livro.

Apesar de ter sido bem acolhida, Isabel contou sobre a dificuldade que teve em fotografar mulheres, pois a cultura é muito forte e existe um pudor feminino, mas havia uma facilidade de fotografar as crianças. Além disso, o acesso a nomes também era algo complicado, pois pessoas sofrem agressões apenas por conter alguns sobrenomes específicos.

Ao final da palestra, os alunos foram incentivados pela jornalista a começar a planejar as suas monografias de TCC e que estivessem relacionadas a algo que tenham paixão em realizar. O livro-reportagem é uma das alternativas. A organização da palestra e lançamento do livro de Isabel foi da professora Ana Márcia Diógenes, da UNI7, e contou com a presença da editora executiva da Editora Dummar, jornalista Regina Ribeiro e equipe.

Lara Gurgel

4º semestre