LEVEL UP: Universo cultural geek bate à porta do mercado local em crescimento

Painel discute as dificuldades de produção para o universo nerd em Fortaleza, apesar do crescimento de conteúdos desenvolvidos para esse público nos últimos anos

Universo geek, moda, audiovisual e a indústria cultural abriram o segundo dia da programação da Semana da Comunicação – 2018, na terça-feira, 25. Organizada pelo Diretório Acadêmico Patrícia Galvão (PAGU), dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), a Semana vem marcando pela diversidade.

A programação começou às 8 horas reunindo alunos e profissionais de cada área em duas salas diferentes. Na sala 520 foi apresentado o painel “Mais do que uma cultura: o geek como mercado consumidor”; e na sala 508, o painel “Moda sem amarras”.

Para falar sobre o mercado geek principalmente em Fortaleza foram convidados os criadores de conteúdo Rildon Oliver, 37, responsável pelo site CosmoNerd, Kaio Anderson, 32, responsável pelo podcast Iradex, e Dmitri Gadelha, 31, criador do grupo Vila do RPG. Como mediador do encontro atuou o professor da UNI7, Davi Rocha, 31, que possui experiência no mercado sendo sócio fundador do canal no YouTube Bacontástico.

Davi Rocha começou a rodada de perguntas com os convidado,s apresentando um dado novo sobre o último jogo do Homem-Aranha (Spider-Man), lançado este ano para a plataforma exclusiva do videogame Playstation 4. O game superou o filme Homecoming (Homem-Aranha: de volta ao lar) em faturamento, mostrando a força que esse mercado de games possui. Segundo a revista SuperInteressante o mercado de games supera a do cinema em faturamento.

Cultura Geek dispersa mensagens subliminares
No painel foi comentada a importância das HQ’s e filmes no mundo nerd com mensagens subliminares que lançam reflexão para a sociedade atual. Os debatedores comentaram os exemplos de X-Men e Guerra nas Estrelas (Star Wars).

Na primeira, a mensagem que fica é sobre a aceitação da diversidade. O filme de ficção mostra um mundo onde as pessoas discriminam o personagem por ser mutante, ou seja, possuir alguma característica diferente dos indivíduos considerados normais. Voltando aos dias atuais, observam-se diferentes tipos de discriminações ao universo LGBTQ+ em pleno século XXI.

Já o segundo filme (Star Wars) se baseia em como uma sociedade oprimida se rebeldia (Aliança Rebelde) contra as injustiças ministradas pelo governo (Império) para lutar contra ele. Histórias não muito distantes do contexto mundial.

Os debatedores ainda destacaram a diversidade no mundo geek, apesar de ainda estar crescendo no cenário local. Cada vez mais é possível encontrar mulheres interessadas em comentar, debater e consumir produtos do nicho, além de produzir conteúdo. Um desses exemplos é Marina Sofia, uma das criadoras do canal do YouTube Bacontático, que possui amplo conhecimento no mundo dos games. Além da apresentadora do UPlay na NordesTV, Katiucha Barcelos, que apresenta um programa direcionada para o público geek com Raphael Martins.

A Semana de Comunicação é realizada anualmente pelo PAGU. A proposta do nome “Level UP” é elevar e aumentar o conhecimento de todos os participantes.

TEXTO: Paulo Victor (5º semestre – Jornalismo/UNI7)
FOTOS: Matheus Abraão (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , ,