LEVEL UP: Jornalistas discutem o valor do bom texto para webjornalismo

• IMG_8124_1
  • IMG_8128_1
  • IMG_8129_1

Convidados apontaram a carência de textos bem elaborados nas novas plataformas

“Não vai haver um bom escritor e repórter se não houver um bom leitor”. Foi com essa afirmação que a repórter do portal Tribuna do Ceará, Jéssica Welma, iniciou o painel “Entre hipertextos: o fazer notícia no webjornalismo”, ao lado dos jornalistas Ionara Monteiro (Farol Comunicação) e André Teixeira (Sistema Verdes Mares). Os convidados deram dicas aos alunos do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), de como fazer jornalismo para web, na quinta-feira, 27. O painel foi parte da programação da Semana da Comunicação e contou com a mediação da jornalista e professora Ana Márcia Diógenes.

O texto jornalístico para a web, segundo Jéssica Welma, tem de ser bom e direto, pautado nos princípios básicos do lead. Para a repórter, essa é uma técnica indispensável a todo jornalista porque o leitor do online reserva pouco tempo para consumo de notícias e decide, através do lead, se o texto é relevante ou não. Jessica também apontou a leitura constante de jornais e livros reportagem como “O olho da rua”, da jornalista Eliane Brum, como indispensáveis ao alunos de jornalismo.

Ionara Monteiro destacou a importância de um título bem produzido por parte dos assessores de comunicação. A assessora e sócia da agência Farol Comunicação explicou que o público alvo dos assessores é o editor dos portais e, pela correria das redações, uma pauta com título bem elaborado, diferencial e sugestão de fontes tem maior chance de chamar a atenção desse público.

Para o editor do portal G1 – Ceará, André Teixeira, o bom jornalista é aquele que sabe se adaptar a todas as plataformas de fomento do jornalismo. Teixeira citou, como exemplo, o novo desafio, que enfrenta na sua carreira, de integração de todas as plataformas do Sistema Verdes Mares de Comunicação em única redação. Segundo André, o fazer jornalismo é um aprendizado constante.

Os convidados também discorreram sobre a importância da inserção de links, frases como forma de ventilação, e elementos visuais como imagens e infográficos para a “respiração” de um texto na web.

O OLHO DA RUA

Citado pela jornalista e convidada do painel, Jéssica Welma, o livro “O olho da Rua”, de autoria da jornalista Eliane Brum, traz dez reportagens produzidas pela autora no início do século XXI. Em cada reportagem, Eliane revela os dilemas sociais das ruas sob seu olhar de repórter que se coloca como a “escutadeira” do povo.

TEXTO: Anderson Souza (3º semestre – Jornalismo/UNI7)
FOTOS: Deisa Rocha (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , , ,