LEVEL UP: Escrita criativa é desafio para jornalistas e publicitários

Primeiro painel da Semana da Comunicação debateu os textos criativos e as dificuldades da comunicação para profissionais da área

Levar informação de forma rápida e criativa para os consumidores das mais diferentes plataformas de comunicação se tornou um grande desafio para quem trabalha com escrita. Como vencer os obstáculos constantes que a comunicação, cada vez mais interligada, impõe aos profissionais da área? Por meio da escrita criativa. E foi esse o tema do primeiro painel da Semana de Comunicação 2018, organizada pelos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Mediado por Lincoln Parente, estudante de Publicidade e Propaganda da UNI7, o painel contou com a participação da jornalista Joanice Sampaio e do publicitário Pedro Rodrigo. Para atrair a atenção dos consumidores, um texto criativo neste período de interligação de plataformas, está cada vez mais difícil, pontuou a jornalista. “E quando falamos de jornalismo impresso, o prazo curto das redações é um dos principais motivos para o difícil desenvolvimento do texto criativo”, completou Joanice.

Para o publicitário Pedro Rodrigues, um bom texto publicitário tem que ser persuasivo e na publicidade esse texto criativo é uma ferramenta para desenvolvimento de uma ideia. Hoje, porém, há uma dificuldade na criação de bons textos criativos porque os estudantes aprendem na universidade a escrever em formatos pré-definidos, como em artigos científicos, limitando assim a criatividade, o que, para Rodrigues, é um quesito fundamental para atingir o público alvo.

Os palestrantes entendem que jornais e revistas conseguem, à sua maneira, trabalhar o texto criativo de forma positiva. As revistas trabalham melhor e de forma mais apurada a escrita, pois possuem mais espaço para trabalhar a criatividade. Já os jornais conseguem esse resultado quando abrem espaços opinativos, por meio de colunas de opinião, pois os colunistas – que geralmente são jornalistas – não precisam seguir à risca a linha editorial do veículo de comunicação.

A Semana de Comunicação da UNI7 continua até sexta-feira, 28 de setembro, com oficinas e painéis durante toda a programação.

TEXTO: Eduardo Almeida (7º semestre – Jornalismo / UNI7)
FOTOS: Deisa Rocha (5º semestre – Jornalismo/ UNI7)

Tags: , , , , , , , , ,