JUVENTUDE: UNI7 e Terre des Hommes realizam oficina sobre Direitos Humanos

A jornalista e escritora Suzana Varjão fará a mediação do encontro e ouvirá relatos dos alunos, para a troca de ideias e experiências sobre o papel da mídia

Com a proposta de instruir os alunos em pautas que abordam a infância e a juventude, o Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), em parceria com o instituto Terre des hommes, realizará, nesta quarta-feira, 13, às 14 horas, a oficina “Mídia, Juventude e Direitos Humanos”, mediada pela jornalista Suzana Varjão, consultora da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). A fim de reforçar as informações e auxiliar na compreensão, será feita a distribuição de material de pesquisa aos presentes.

O assunto será tratado de maneira ampla, acompanhado de informações com dados em powerpoint e material impresso. De acordo com o jornalista Jair Melo, assessor de comunicação do instituto TDH, a oficina seguirá o estilo de um bate-papo, para que se tenha maior interação de Suzana com os estudantes, mediante a troca de experiências e ideias e que assim, possa desenvolver, junto a eles, um pensamento claro e compreensivo sobre a temática.

Segundo Jair, serão distribuídos exemplares do Manual “Comunicação e Direitos Humanos: Infância e Juventude em Pauta”, produzido pelo instituto com a finalidade de renovar a ação jornalística e o olhar de profissionais e estudantes, em relação aos direitos humanos de crianças e adolescentes. A proposta é quebrar estereótipos e proporcionar uma visão mais humanizada.

O manual traz como assuntos a fundamentação que baseia a existência dos direitos humanos e os direitos da criança e do adolescente sob o ponto de vista legal, além da temática da infância e juventude na mídia

Suzana Varjão tem um perfil profissional voltado para a defesa dos Direitos Humanos, em especial a grupos em situação de vulnerabilidade. Mestre em Cultura e Sociedade, ela é jornalista, professora, pesquisadora, escritora, autora de livros, como o “Micropoderes, macroviolências: mídia impressa, aparato policial” e “Violações de direitos na mídia brasileira”.

Oficina Mídia, Juventude e Direitos Humanos
Data: 13 de fevereiro de 2019 | Horário: 14h
Local: Sala 510
Contará como atividade complementar