JORNALISMO: Alunos do 1º semestre da UNI7 têm aula prática no SVM

Visita técnica faz parte do conteúdo de disciplina do curso de Comunicação e foi uma oportunidade para os estudantes conhecerem os bastidores das redações do Sistema Verdes Mares

No estúdio do Bom Dia CE, os estudantes com a professora Ana Márcia

Uma manhã de aprendizado. Foi a experiência que tiveram os alunos do primeiro semestre do curso de Jornalismo da UNI7 (Centro Universitário 7 de Setembro), com a visita ao Sistema Verdes Mares de Comunicação, na última segunda-feira, 9. Acompanhados pela professora de Introdução ao Jornalismo, Ana Márcia Diógenes, e por Camila França, do RH do Sistema, os estudantes conheceram toda a estrutura de funcionamento dos veículos de mídia – TV e rádio – e impresso.

Alunos da UNI7 nos bastidores de programas ao vivo, como Nas Garras da Patrulha, na AM 810 Verdinha

O primeiro contato da visita técnico-acadêmica foi com o editor de fotografia, Eduardo Queiroz, do Diário do Nordeste. Ele frisou a importância do jornal impresso para o jornalismo e da leitura para a qualidade de um bom texto jornalístico. Os estudantes conheceram a redação do Diário do Nordeste, que funciona de forma integrada ao estúdio e equipe da TV Diário, além dos detalhes de produção, investigação e fechamento de edição de um jornal impresso e suas formas de impressão, que se utiliza de uma impressora, importada da Índia, e que funciona há mais de trinta anos no veículo.

Já nos novos estúdios de rádio do Sistema, os alunos da UNI7 foram recebidos pelos plantonistas da Rádio Verdes Mares AM e pela radialista Samantha Marques, da FM 93, enquanto faziam seus programas ao vivo. Ainda assim, Samantha falou um pouco sobre sua carreira de mais de 40 anos como comunicadora cearense, seu pioneirismo em quadros de sucesso nos bairros e que hoje migraram também para a televisão.

Em bate-papo animado, estudantes conhecerem a rotina do jornalista Luiz Esteves, apresentador e editor executivo do CETV

Em passagem pela redação da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo desde 1974, os estudantes conhecerem a rotina corrida do jornalista Luiz Esteves, apresentador e editor executivo do CETV. A última parada foi nos estúdios de entretenimento da TV Diário, que rendeu uma curiosidade: o dinamismo dos profissionais de montagem da cenografia da emissora. Eles montam e desmontam múltiplos cenários em um único espaço diariamente. A visita abre um mundo de conhecimento para os alunos do primeiro semestre, e, como cada passo dado no Sistema Verdes Mares, “o jornalismo segue para quem tem vontade de seguir aprendendo.”

Texto: Anderson Souza e Onivaldo Neto (1º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , ,

1 Comentário

1. Pingback: JORNALISMO: Alunos do 1º semestre da UNI7 têm aula prática no SVM – BlogESCRITOS