Notícias

JOR. ESPECIALIZADO II: Alunos fazem vídeos com jornalistas do mercado

Categoria:

Uni7 Informa

1

Entender e contar o dia a dia dos diferentes tipos específicos de cobertura, por assunto, nos meios de comunicação. Este foi o objetivo das duplas de universitários que prepararam vídeos de até 5 minutos com cada profissional entrevistado

Como é o cotidiano da redação de um meio de comunicação ou de uma agência de notícia a partir do trabalho de um jornalismo especializado? Para entender como se dá a cozinha de 10 tipos diferentes de jornalismo, duplas de alunos da disciplina de Jornalismo Especializado II, do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), foram às redações e entrevistaram futuros colegas de trabalho.

Eles coletaram informações, dicas, percursos, reflexões e experiências que servirão tanto para balizar suas vidas profissionais, como a de outros alunos. Em dupla, produziram e editaram, em um caminhar de aprendizagem. São relatos que ajudam a construir trajetórias, que se cruzam com a teoria e prática transmitidas em sala de aula, para que cada geração de profissionais se encorpe a partir das que a antecederam.

O bastão segue passando de mão em mão. E o conhecimento segue junto.

Jornalismo Científico: Nonato Lima e Kevin Alencar

(Foto: Arthur Gadelha)

O jornalismo científico é uma ferramenta de divulgação que busca traduzir a linguagem científica de forma acessível à sociedade. No webdoc “Jornalismo Científico: uma experiência da Agência UFC”, o jornalista e coordenador da Agência Nonato Lima e o repórter Kevin Alencar, ambos da Agência UFC, falam sobre os métodos de apuração no meio acadêmico e o papel do jornalismo científico na divulgação de conhecimento. Clique aqui para conferir.

Alunos: Arthur Gadelha (5º semestre) e Jonathan Silva (6º semestre)

Jornalismo de Saúde: Sílvia Bessa

(Foto: Sara Maia)

O jornalismo de saúde vai além das pautas cotidianas que, por sua vez, envolvem temas mais factuais, como, por exemplo, a saúde pública e suas mazelas. Para falar sobre o jornalismo especializado em saúde, convidamos a jornalista Sílvia Bessa, responsável pela edição do caderno Ciência & Saúde, vinculado à editoria Cidades, do Jornal O Povo. Silvia esclarece dúvidas em torno de como fazer jornalístico, quais suas facilidades e dificuldades, e ainda compartilha dicas para quem quer ingressar na área. Clique aqui para conferir.

Alunos: Gabriela Rocha e Bruno Silva (6º semestre)

Jornalismo Ambiental: Maristela Crispim

(Foto: Brenda Mamede)

Uma jornalista premiada mais de 40 vezes. Neste webdoc vamos mergulhar no mundo de quem escreve sobre o meio ambiente, que é, como a própria entrevistada afirma, um tema rico e cheio de abordagens para quem quer refletir, conhecer e entender mais sobre a diversidade do planeta. Ela aborda as dificuldades do dia a dia e dá detalhes de como se relaciona com o trabalho que escolheu para a sua vida. Entender mais sobre esse tipo de jornalismo é entender um pouco mais sobre o mundo em que vivemos. Clique aqui para conferir.

Alunas: Brenda Mamede (6º semestre) e Luana Ribeiro (6º semestre)

Jornalismo Investigativo: Cláudio Ribeiro

(Foto: Ana Lia Malveira)

Há 25 anos trabalhando como jornalista, ele já fez parte de diversas editorias, inclusive a de reportagens especiais. Hoje integra o time de jornalistas investigativos. Na entrevista, ele fala sobre os desafios da profissão e destaca características do jornalismo em que atua hoje, inclusive sobre reportagens que foram marcantes durante a trajetória, como a cobertura no caso do assalto ao Banco Central, que mobilizou toda a redação e demandou apuração cuidadosa. A entrevista soa quase como uma aula para quem inicia na profissão, com detalhes instigantes e dicas valiosas de um jornalista conceituado por sua credibilidade. Clique aqui para conferir.

Alunas: Ana Lia (6º semestre) e Paloma (8º semestre)

Economia: Neila Fontenele

(Foto: Ludmila Freire)

Há mais de 20 anos atuando no jornalismo, Neila Fontenele, formada pela Universidade Federal do Ceará, possui experiência nas áreas de cultura e economia. Hoje a jornalista apresenta programas na rádio O Povo CBN e na TV O Povo, e é colunista do mesmo jornal, na área de economia. Em entrevista, na sede do Jornal O Povo, ela descreve a sua formação, experiência, desafios da atuação no jornalismo e planos para o futuro. Clique aqui para conferir.

Alunos: Iara Fontes (6º semestre) e Fábio Pinheiro (5º semestre)

Jornalismo Político: Ítalo Coriolano

(Foto: Arquivo Jornal O Povo)

Editor-chefe da Rádio O Povo CBN, Ítalo Coriolano trabalhou durante 9 anos como jornalista político. Seu interesse pelo jornalismo surgiu ainda quando criança, devido à curiosidade de entender como funcionava a estrutura da televisão. Durante a entrevista, Ítalo conversa sobre a primeira grande reportagem que fez na editoria de política, as dificuldades de seguir na carreira e como um jovem jornalista pode se tornar um bom jornalista político. Clique aqui para conferir.

Alunas: Bianca Kethulen (6º semestre) e Marcela Benevides (6º semestre)

Jornalismo Nacional/Internacional: Mariana Lazari

(Foto: Carlos Holanda)

A entrevistada, neste webdoc, reflete sobre a relação de uma redação de jornal com o conteúdo produzido pelas agências de notícias, nacionais e internacionais. Entre os assuntos, a profissional comenta quando este conteúdo torna-se relevante e as diferentes formas de aproveitá-lo, com o objetivo de mostrar para os novos profissionais de Jornalismo a essência deste tipo de editoria. Clique aqui para conferir.

Alunos: Carlos Holanda (6º semestre) e Khelvya Carvalho (7º semestre)

Jornalismo Life style: Roberta Fontelles

(Foto: Arquivo Jornal O Povo)

A entrevistada fala sobre as mudanças radicais em sua carreira, das dificuldades que enfrentou ao decidir mudar os rumos profissionais e dá dicas aos que pretendem ingressar no universo da moda que, segundo ela, integra um verdadeiro lifestyle. Roberta Fontelles Philomeno é jornalista e colunista do Grupo O povo de Comunicação, assinando as colunas: Beleza & Saúde, Bob to You e Pause. Comanda o quadro “Beleza”, da TV O Povo. Participa de cadernos especiais da redação e da área comercial, e do quadro “Terça de Compras”, na Rádio O Povo CBN. Clique aqui para conferir.

Alunas: Luciana Silva e Juliane Cavalcante (7º semestre)

Jornalismo Legislativo: Lusiana Freire

(Foto: Gabriel Barbosa)

A jornalista que trabalha há cinco anos na agência de notícias da Assembleia Legislativa do Ceará. Com sua bagagem no setor legislativo, ela descreve um pouco a sua experiência com essa área do jornalismo, sobre como funciona a sua rotina na Assembleia Legislativa e como a sua vivência nesse setor vem abrindo sua visão para o seu papel como jornalista, bem como para sua vivência enquanto cidadã. Clique aqui para conferir.

Alunas: Juliana Rodrigues (8° semestre) e Talita Chaves (6° semestre)

Jornalismo Esportivo: Fernando Graziani

(Foto: Ivina Rocha)

O jornalismo de esportes é uma das especializações jornalísticas existentes e, assim como as demais, busca fazer o seu público de interesse entendido sobre os assuntos de forma clara, concisa e objetiva. Por conter muitos termos técnicos, o jornalista de esportes precisa exercer sua função com o olhar mais preciso, crítico e analítico, para ‘traduzir’ informações técnicas aos leitores, ouvintes e telespectadores. Neste vídeo, Fernando Graziani, editor-chefe de Esportes do Grupo O Povo de Comunicação, explica como funciona o jornalismo especializado em esporte. Clique aqui para conferir.

Alunas: Iara Costa (6° semestre) e Ivina Rocha (7° semestre)

Tags: , , , , , , ,

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 18 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.