Notícias

Imposto de Renda foi tema de palestra na FA7

Categoria:

Uni7 Informa

0

A palestra sobre Imposto de Renda, promovida pelo curso de Ciências Contábeis da FA7, ocorreu no auditório do 2º andar. (Foto: Lua Alencar)

A duas semanas do fim do prazo para os contribuintes entregarem a declaração do Imposto de Renda (IR), o auditor fiscal da Receita Federal, Eduardo Ellery Barreira Neto, demonstrou, de forma prática, o passo a passo de como fazer o IR pessoa física. A convite da coordenação do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade 7 de Setembro (FA7), o auditor deu palestra sobre o tema “Como declarar o Imposto de Renda”, na última quarta-feira, 17 de abril.

Para a plateia composta de estudantes e professores de Ciências Contábeis, além de convidados, Eduardo Ellery lembrou que o contribuinte que recebeu no ano passado até R$ 19.645,32 comprovadamente, é isento. “Já aqueles que tiveram ganhos acima deste valor, começa a pagar as alíquotas de percentuais progressivos”.

Ao declarar o IR, o auditor fiscal observou que é necessário ficar atento para a separação de documentos, recibos e comprovantes que atestem despesas tributáveis e outros itens dedutíveis, como bens e dependentes. Observação que fez até lembrar-se do trecho de uma música oitentista dos Titãs, “Contas, recibos, impostos. Meu salário desvalorizou. Dívidas, juros, dividendos”.

Eduardo Ellery afirmou que, para o profissional de Ciências Contábeis, a declaração de Imposto de Renda é material de trabalho. (Foto: Lua Alencar)

Entre os tópicos comentados, o palestrante destacou os diferentes tipos de declaração. Ressaltou a importância do conhecimento profissional para o livro caixa – quando houver declaração envolvendo empresários e suas empresas e listou as porcentagens das alíquotas progressivas e, por fim, falou sobre a restituição, quando for o caso.

Eduardo Ellery afirmou que, para o profissional, a declaração de IR é material de trabalho. “Todos procuram um contador nesse período do ano, por isso é preciso estar atualizado e sabedor dos procedimentos da Receita Federal. Aquele que souber fazer o melhor IR será um profissional cobiçado no mercado”, disse Eduardo Ellery.

O especialista falou também sobre a importância do IR, não apenas para o profissional, pois alguns podem não seguir a carreira de contábeis, mas para a pessoa física, que precisa declarar anualmente seus rendimentos. “Lembrem-se de que o IR é feito por mais de 24 milhões de brasileiros por ano e muitos deles precisarão da ajuda do profissional de contábeis”, finalizou o palestrante.

 (Daniel Herculano) 

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.