HOTSITE: “Ser tão forró” é lançado com muito pé de serra

O projeto foi apresentado durante o intervalo das aulas e animou professores e alunos que estavam no 5º andar da UNI7

O design do hotsite foi feito com o objetivo de criar maior interatividade com o leitor

Os alunos de Projeto Integrado em Webjornalismo lançaram nesta quarta-feira o hotsite “Ser tão Forró”, na pracinha do 5º andar do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). A professora Ana Márcia Diógenes e o coordenador do curso de Jornalismo, Magela Lima, discursaram no início da apresentação. A professora orientou a turma na produção, na escolha de pautas e na elaboração dos textos para o site, que é o produto sugerido pela disciplina. Para a ocasião, Jean Santiago e banda foram convidados para divertir os que estavam presentes com o forró de Dominguinhos, Luiz Gonzaga e outros cantores do gênero.

O hotsite é composto por histórias do universo do forró, do eletrônico ao tradicional. O empresário Emanuel Gurgel, criador da banda Mastruz com Leite, administrador da banda Cavalo de Pau e referência no forró eletrônico, cedeu entrevista aos estudantes durante o processo de criação da página. Lya Cardoso, integrante da turma, disse que, no início os estudantes estavam com dúvidas acerca do tema. “A gente estava muito perdido. Mas, com a professora, fomos tendo reuniões nas aulas e fomos afinando as arestas”, lembrou Lya, que afirma ter tido uma experiência maravilhosa e enriquecedora.

Segundo a professora Ana Márcia, a proposta era aliar o conhecimento com a prática, já que no mercado de trabalho os alunos irão precisar alimentar algum tipo de página na web. Para ela, o tema foi uma forma de conhecimento das raízes, já que a geração atual tem mais conhecimento do forró universitário. “Foi aprendizado pessoal e ao mesmo tempo profissional”, explica. Ela contou que viu a mudança dos alunos em relação à disciplina e ao projeto. “Mudaram a postura, se animaram e a gente vê o brilho nos olhos deles. Como professora, a gente tem a satisfação em ver que o aluno se empolgou e que isso pode ser levado pra vida profissional dele”, completa.

O também aluno da disciplina, Pedro Saraiva, foi o responsável pela criação da página. Ele afirmou ter buscado referências em vários sites para poder ter inspiração. A proposta do design que criou é a facilidade da leitura. O nome “Ser tão forró” faz alusão ao sertão, pelo fato da presença significativa deste gênero musical em tais regiões.

Apresentação musical

Jonathan Rogério, Jean Santiago e Gabriel Sales foram convidados a fim de chamar a atenção dos alunos para que eles tivessem conhecimento sobre o hotsite

O convidado Jean Santiago, acompanhado de Gabriel Sales e Jonathan Rogério, animou os alunos e professores que estavam a prestigiar o lançamento. Ele trabalha no setor de audiovisual da UNI7 e foi indicado pela professora e coordenadora do curso de Design e Publicidade e Propaganda, Nila Bandeira, ao coordenador do curso de Jornalismo, Magela Lima, que lhe fez o convite para participar da estreia do hotsite.

Santiago disse que conheceu os amigos Gabriel e Jonathan, em um grupo de quadrilha junina, no bairro de Fátima. Fora do São João, eles tocam juntos em barzinhos, restaurantes ou festas particulares. Ele afirmou ter ficado alegre com o convite, já que as pessoas da UNI7 não conheciam esse lado artístico. “A gente fica feliz pelo pessoal vê que a gente tem uma atuação profissional, fora do trabalho da UNI7”, finalizou.

Texto e fotos: Bruna Ramos (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , ,