Notícias

GLÚTEN: Semana do Celíaco debate e visa a conscientizar sobre a doença

Categoria:

Uni7 Informa

0

Palestras e oficinas com especialistas tratam da enfermidade autoimune que afeta pessoas com predisposição genética, caracterizando-se pela intolerância permanente ao glúten

Você sabe o que é uma pessoa Celíaca? Nos dias 18 a 24 de maio, em Fortaleza, acontece a Semana do Celíaco, doença que atinge 1% da população brasileira. A Doença Celíaca (DC) é uma intolerância alimentar a alimentos que possuem em sua composição derivados do trigo, cevada, centeio, o glúten. Os sintomas da doença são diarreia, esteatorreia, perda de peso e baixo desenvolvimento. O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue e sua origem geralmente é genética, imunológica e ambiental.

A abertura do evento aconteceu no último sábado, 18, no teatro Benfica – piso L2, do Shopping Benfica. Na extensa programação, palestras, oficinas e rodas de conversa com nutricionistas, gastropediatra, gastroenterologista, farmacêutico entre outros especialistas. O programa segue durante a semana com ações em supermercados e palestras em vários pontos da cidade abordando o tema com dicas sobre alimentação. Confira a agenda do evento neste link (coloca o arquivo q você nos enviou no whatsapp)

A DC é uma doença autoimune crônica do intestino delgado, causada por reações de alimentos compostos com o glúten. A substância inflama a mucosa do intestino delgado causando vários problemas ao organismo como dor de estômago, inchaço e gases. Em alguns casos a pessoa pode sentir tontura, confusão, desorientação e sensação de cansaço após as refeições.

A nutricionista e portadora da doença celíaca, Hyandra Oliveira, que também está na organização do evento, pontua que se esperado uma mobilização por parte da comunidade celíaca e dos profissionais da saúde em torno do evento. “As expectativas são as melhores! Acreditamos que vamos conseguir nossos objetivos de divulgação”, projeta Hyandra.

A profissional, que também é consultora técnica da Acelbra, está no calendário do evento. Ela irá participar de pelo menos três momentos como palestrante, dentre eles nesta segunda-feira, 20, Hyandra estará levando informações sobre a doença para alunos da escola EEMTI Padre Guilherme Waessen.

Texto: Luana Érika (7° semestre – Jornalismo/UNI7) e Eli Naftali (6° semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.