Fortaleza 291: Um jornalista goiano com alma de fortalezense

Destaque no jornalismo televisivo, Rodrigo Vargas, tem uma relação especial com Fortaleza. Ele retrata a história de muitos cearenses

Rodrigo conta que há tempos se sente fortalezense (Foto: Natinho Rodrigues)

Ao chegar à capital cearense em 2003, Rodrigo Vargas, 40, incluiu no seu vocabulário o famoso “diabo é isso?“, típico da fala do fortalezense. Nascido em Goiânia, o jornalista Rodrigo Vargas já morou nas cidades de Palmas e até mesmo Londres. Mas foi em Fortaleza que o seu coração fez morada.

A história de Rodrigo com a cidade começou quando ele voltou da Inglaterra e recebeu um pedido inusitado dos primos. “Eu vim pra Fortaleza porque meus primos do Maranhão tinham transferido a faculdade deles pra cá e me chamaram pra vir também. Tinha acabado de voltar de Londres, porque fui estudar literatura lá, e resolvi aceitar o convite. A ideia era só passar um curto período por aqui, mas desde então nunca mais saí”, explica.

Depois de alguns meses em Fortaleza, formou-se em Jornalismo e conseguiu espaço na TV União. Durante um período de 2003 a 2009, ele apresentou um programa chamado “Da Hora” e conseguiu movimentar a cena cultural do canal. A história com o jornalismo estava só começando. Em 2010, foi convidado a estrear na TV Verdes Mares como apresentador do primeiro programa de entretenimento realizado pelo canal, intitulado de “Se Liga”. Após um ano na VM, lançou o programa “Nosso Ceará”, onde percorreu por todo o interior do Estado. Sempre em busca de novos desafios, Rodrigo agora está na produção do programa “pelo Cariri” e também dedica seu tempo aos estudos na área de psicologia.

Questionado sobre alguma matéria que marcou sua vida, Rodrigo explica que seria injusto ao escolher apenas uma. “Só no ‘Nosso Ceará’ foram cinco anos, contando duas histórias por semana. Andei por todo o Ceará, conheci muita gente, tenho um amor imenso pelo interior do Estado e por Fortaleza. São pessoas simples com centenas histórias que me marcaram pra sempre e que vou levar comigo pro resto da vida”, ressalta.

“É um povo bonito, que tem muita esperteza dentro de si. As pessoas daqui são observadoras da natureza e do outro” – Rodrigo Vargas sobre o povo cearense

Vargas revela também que já pensou morar em Miami, mas, entre risadas, fala porque não o fez. “Como não posso ir embora pra Miami, por causa do dólar alto e da intolerância do presidente Donald Trump, vou ficando por aqui que é melhor”. Vargas ainda observa que Fortaleza está se tornando uma megalópole e por isso apresenta alguns pontos negativos como trânsito caótico e violência.

Para o jornalista da TV Verdes Mares, o cearense tem características peculiares: bom humor, leveza e muita garra. “É um povo bonito, que tem muita esperteza dentro de si. As pessoas daqui são observadoras da natureza e do outro”.

Título de Cidadão Fortalezense

Nos bastidores das gravações conhecendo histórias (Foto: Diário do Nordeste)

No dia 17 de abril de 2017, Rodrigo Vargas vai se tornar oficialmente um cidadão de Fortaleza. Com expressão de felicidade, o jornalista comentou que ficou emocionado ao receber a notícia. “No ano passado, o Secretário de Cultura do Município, Evaldo Lima, me disse que estava indicando meu nome para ser cidadão fortalezense. Fiquei emocionadíssimo pela lembrança. Eu sempre falo que a gente não escolhe onde nasce. A gente escolhe onde a gente fica. Então quando as pessoas desse lugar reconhecem isso é muito gratificante”, ressalta.

Ao refletir sobre os planos para o futuro, Rodrigo Vargas prontamente responde. “Não tenho planos a longo prazo, porque acho que a vida é feita de planos a curtos prazos. Agora, quero estudar psicologia, me aperfeiçoar no jornalismo, curtir minha família e ser fortalezense”.

Joseanne Nery

Tags: , , , , , , , , ,