FLISOL 2018: Ciclo de palestras discute programação e relações coletivas em rede

• DSC_0007
  • DSC_0044
  • DSC_0072
  • DSC_0140_1
  • DSC_0141_1
  • DSC_0152
  • DSC_0159_2
  • DSC_0182_1
  • DSC_0195_1

Maior evento da América Latina relacionado ao tema reuniu estudantes e entusiastas para repensar sobre as possibilidades do software livre

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) realizou mais uma edição gratuita em Fortaleza, novamente em parceria com o Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Os encontros aconteceram na manhã do último sábado, 28, no Teatro Nila Soárez. Considerado o maior evento de software livre da América Latina teve como público, estudantes do curso de Sistemas de Informação da UNI7, alunos de escolas profissionalizantes, professores, profissionais e entusiastas da cultura coletiva em rede.

A proposta do Flisol é promover maior conhecimento em relação aos softwares livres (onde é permitido aos usuários total liberdade no uso e modificação do programa) e de open source (código aberto, mas variavelmente restritivo). Os exemplos mais populares desses modelos são os sistemas operacionais Linux e Ubuntu e o navegador Firefox.

Na abertura, o professor Ivan Oliveira, coordenador do Flisol, comentou sobre a trajetória do festival. Ele lembrou que, há 10 anos, a compreensão do tema inicialmente era “dantesca” entre alguns estudantes. De 2010 em diante, houve maior público nos eventos e distribuição em outros municípios do estado. “A gente percebeu que a cena não deveria acontecer não só em Fortaleza. Desde 2011, fizemos um esforço para interiorizar essa ação, que é a celebração do Flisol”.

Ao menos duas escolas profissionalizantes foram representadas por seus alunos no público: Paulo Petrola e Maria Auday Vasconcelos Nery. Desta última, o aluno William Souza Silva, 15, de Redes de Computadores, já vê benefícios dos softwares livres em relação aos convencionais. “Acho bem melhor do que os outros (programas comerciais), pois são de graça e não pegam vírus”.

Os encontros não focaram somente na utilização de programas, mas também no relacionamento coletivo e descentralizado presente no ambiente das tecnologias livres. Para o professor e desenvolvedor Marcelo de Souza, um dos palestrantes do festival, o “software livre democratiza o acesso para todo mundo”.

Ao todo, seis palestras aconteceram das 9 às 15 horas. O cronograma seguiu quase ininterruptamente, com duração de meia hora para cada palestrante. A ordem de apresentações foi:

– DESIGN E ANIMAÇÃO COM SOFTWARE LIVRE – MARCELLO DE SOUZA
“Ferramentas” livres para trabalhos como composição de bitmap, desenho vetorial, diagramação, edição e composição de vídeo e animação em 2D e 3D. Marcello também abordou sobre os prós de se trabalhar com software livre, destacando a evolução como profissional e como usuário.

– MAPEANDO SUA CIDADE COM O GOOGLE MAPS – GUSTAVO AUGUSTO VIEIRA
As possibilidades de conhecer a cidade e o mundo através do georreferenciamento online. O jornalista e aluno de Sistemas da Informação pela UNI7 ainda apresentou o coletivo Fortal Guides, grupo de “exploradores” do Google Maps que registra e analisa pontos da cidade.

– O QUE É A CYBERECOLOGIA? – DANIEL COSTA VALENTIM
Doutor em Sociologia, Valentim esclareceu sua tese de doutorado “Semear é Preciso, Viver Não é Preciso”, onde analisa sua convivência com grupos de semeadores no Torrent.

– PALESTRA MUITO ALÉM DOS BITS E DOS MEUS CABELOS GRISALHOS
Causos e demais situações engraçadas e reais na vida do fotógrafo Lucas Filho que servem de lição para lidar com questões pessoais e profissionais.

– A REALIDADE NUA E CRUA DE UM GERENTE DE PROJETOS – ALINE CHAVES
“O que é um Gerente de Projetos?”. Através de sua trajetória, Aline Chaves conta sobre o seu trabalho e prioriza pontos que devem ser pensados na hora de trabalhar na gestão de um grupo.

– FRAMEWORK E FRONT-END, VALE A PENA?
O estudante e programador Jonathan Monteiro esclareceu as funcionalidades do framework (ferramenta que auxilia programadores a armazenar funções e linguagens de um software) e aplicações dentro de empresas.

TEXTO: Jonathan Silva (5º semestre – Jornalismo/UNI7)
FOTOS: Laura Maciel (2º semestre – Publicidade/UNI7) e Giovana Rodrigues (4º semestre – Publicidade/UNI7)

Tags: , , , , , , , , , ,