Notícias

Exposição “Desenhos e Gravuras” marca dez anos da Galeria Vicente Leite

Categoria:

Uni7 Informa

1

Exposição segue até o dia 15 de outubro

Exposição Desenhos e Gravuras 7

Comemoração de 10 anos da Galeria Vicente Leite conta com exposição de arte urbana. (Foto: Jefferson Privino)

Mostrar às pessoas aquilo que elas não estão acostumadas a ver em uma galeria de arte.

De acordo com o curador e co-fundador da Galeria Vicente Leite, Dante Diniz, foi este o propósito que o levou a montar a exposição “Desenhos e Gravuras”. A mostra foi aberta na noite de 5 de setembro, e marcou a comemoração de dez anos da galeria.

Ednilo Soárez, diretor acadêmico da Faculdade 7 de Setembro (Fa7), fez o discurso de abertura. “Nós, como membros de uma instituição de ensino, temos a obrigação de valorizar a cultura”, destacou o diretor.

A exposição contempla obras dos artistas cearenses André Luiz, Carlos Macêdo, Glauco Sobreira, Gleison Luz, João Jorge, Kelson Teles, Sebastião de Paula e Sérgio Lima. Quase todos profissionais com mais de 30 anos de trabalho.

Glauco Sobreira, além de artista plástico, é médico, ilustrador de livros infantis e editor da revista de literatura e artes, ‘Para Mamíferos’. Segundo ele, a arte é a melhor forma que encontrou para se expressar e se relacionar com as pessoas. “De modo geral, me torna mais humanizado”, pontuou o artista.

Sebastião de Paula, que retrata vários elementos nordestinos em suas gravuras expostas na galeria, tem ponto de vista mais didático em relação à arte: “Ela (a arte) existe como manifestação autodidata”. Ao ser questionado sobre o papel da faculdade nesse contexto de expressão cultural, Sebastião é otimista. “Acredito que é uma parceria perfeita. Demonstra que as pessoas estão percebendo a educação como algo maior”, ressaltou.

A artista plástica Gênova Carmo, ex-aluna de Sebastião de Paula, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), esteve no evento para prestigiar o mentor e conhecer novos profissionais. As obras que mais chamaram sua atenção na exposição, no entanto, foram as artes em grafite feitas pelo mais jovem dos expositores, Gleison Luz. “É uma arte nova, moderna”, salientou Gênova.

A arte em grafite, assim como o desenho e a gravura, segundo o curador Dante Diniz, não é vista como possibilidade de consumo pelos apreciadores da arte. A intenção dele com a exposição, desta forma, é provar o contrário. “Os ‘três renegados’ serão meus propósitos”, destacou o curador.

“Arte de rua é a arte mais próxima do povo”, diz o artista Gleison Luz, um dos mais jovens expositores da mostra. (Foto: Jefferson Privino)

“Arte de rua é a arte mais próxima do povo”, diz o artista Gleison Luz, um dos mais jovens expositores da mostra. (Foto: Jefferson Privino)

Arte urbana em ascensão

Destaque na exposição, Gleison Luz considera que a arte urbana, mais especificamente o grafite, tem tido grande aceitação por parte do público por contrastar com a arte tradicional. “Arte de rua choca um pouco, dá o diferencial. Acredito que tenha sido isso o que as pessoas perceberam”, disse o grafiteiro.

De acordo com Luz, a mídia tem colaborado para a ascensão do grafite no cenário artístico brasileiro. Porém, para o artista, não existe melhor espaço para divulgação do seu trabalho do que as ruas. “Arte de rua é a arte mais próxima do povo”. E complementa: “Na rua, as pessoas são mais sinceras. Se não gostam do seu trabalho, elas dizem e pronto. Nas galerias, sempre vão dizer que ‘está bonitinho’ [risos]” .

Galeria Vicente Leite comemora dez anos de existência

Natural de Crato, Vicente Rosal Ferreira Leite foi um renomado desenhista e artista plástico cearense. Em vida, expôs obras no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, no Salão de Arte Contemporânea do Hemisfério Ocidental, em Nova York, e em diversos outros locais de apreciação à arte, além de já ter ganhado vários prêmios por seus trabalhos.

Por tudo isso, os fundadores da Fa7 decidiram homenagear o artista na criação de uma galeria de arte que leva seu nome.

Em dez anos de existência, a Galeria Vicente Leite já promoveu 42 exposições e prestigiou 251 artistas. O professor Alexandre Santiago, do curso de Pedagogia da Fa7, afirma ter comparecido a, pelo menos, 30 destas exposições. Para o professor, até agora, nenhuma mostra foi tão bonita quanto a “Desenhos e Gravuras”. “Essa exposição marca a Fa7 como uma instituição que valoriza as novas linguagens”, frisou Santiago.

Segundo o curador Dante Diniz, a próxima exposição terá o tema “Revelações”. Porém, ainda não tem data definida. “Será no fim do ano. Vou convidar pessoas que pretendo lançar no mercado, que têm talento. Para dar peso, devo jogar um ou dois artistas conhecidos. Os outros quatro ou cinco serão iniciantes”, destacou o curador.

Serviço

Local: Faculdade 7 de Setembro (Fa7), 4º andar
Visitação: de 8h às 11h e de 16h às 21h30, até o dia 15 de outubro

Tags: , , , , , ,

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.