Notícias

EXEMPLO: A vida e história de um estudante leitor na terceira idade

Categoria:

Uni7 Informa

2

Miguel Bezerra faz da leitura e escrita o seu passatempo preferido. Desde criança, é tido, pela família, como exemplo de pessoa e cidadão a ser seguido

Miguel Bezerra afirma que passar o dia sentado lhe cansa mais que passar
lendo

Já é natural aos clientes da oficina Castelo Rodas, na Rua Barão do Rio Branco, em Fortaleza, se deparar com um idoso de 93 anos, sentado numa cadeira de balanço, lendo, uma mesa à frente, cheia de livros e revistas, ao lado do portão de entrada da mecânica. Cícero Bezerra, 46 anos, dono da oficina e filho de Miguel Bezerra, confirma que é comum os visitantes elogiarem o empenho do idoso para a leitura e escrita.

Nascido em 1925, no Município de Parambu, a 406 km de Fortaleza, Miguel Bezerra relembra, emocionado, da infância na roça, com os 17 irmãos, e de como conseguia conciliar trabalho e estudos. A realidade de pobreza da família, à época, fazia com que o pai os levassem para trabalhar pela manhã e, a partir do meio-dia, irem à escola. “Estudava sempre que tinha tempo”, afirma, orgulhoso.

Cícero diz que o pai também impressiona pela boa visão, resultado de uma operação feita há 12 anos. “Enxergo melhor que ‘cabra’ novo”, brinca o idoso. Para impressionar ainda mais, Miguel mira no alto de um dos prédios do Condomínio de Fátima, na Rua Assunção, a três quarteirões do local, e diz enxergar a letra M, que faz referência à construtora Mota Machado.

Com um livro sempre a mão e tantos outros à mesa, o mais velho dos Bezerra diz que qualquer boa história é do seu interesse. Lamenta, porém, o fato de as novas gerações estarem desvalorizando cada vez mais a leitura, o que considera uma prática importante.

O patriarca da família Bezerra teve 14 filhos com a falecida esposa, Antônia Pires Bezerra. Desde a morte da companheira, o idoso mora com Cícero. O caçula relembra que, desde pequeno, o pai o estimula a ler a Bíblia, e frisa: “minha seriedade no trabalho, minha honestidade, tudo devo a ele”.

Edilson Bezerra, 50, também filho de Miguel, afirma que o pai soube educar muito bem os irmãos e ele. Para o comerciante, a educação é o ponto de partida de tudo que conquistou, e foi o bem mais importante que o pai pôde lhe dar. Já Eloneide Bezerra, 37, filha de Lucila Bezerra, falecida há três meses, afirma que o avô é um exemplo para a família. Para ela, a leitura é muito importante nessa fase porque estimula a memória.

A partir da esquerda: Cícero Bezerra, Eloneide Bezerra, Miguel Bezerra (bisneto), Tereza Kelma Bezerra, Edilson Bezerra (à frente), e Miguel Bezerra, o patriarca da família

Opinião de especialista

Janna Braga, psicóloga escolar da Organização Educacional Farias Brito, explica que a leitura e os estudos são muito benéficos, para a pessoa idosa, tanto para o desenvolvimento da mente, quanto do cérebro. Segundo a profissional, o cérebro é como se fosse um músculo que, quanto mais se utiliza, mais se desenvolve e previne doenças.
Janna explica, também, que quando o indivíduo entra na terceira idade e, consequentemente, em um processo de aposentadoria, são retirados estímulos importantes ao dia a dia. A psicóloga destaca, portanto, que a leitura, assim como qualquer outra atividade, também ajudam a prevenir doenças da mente como a depressão.

TEXTO E FOTOS: Anderson Souza (3º semestre, Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , ,

Comentários (2)

  1. por Maria Isabel cavalheiro Beserra

    Verdade Miguel Bezerra meu sogro é um exemplo de homem tenho orgulho dele gosto de ler e ele sempre incentiva a todos nós adoro ganhar revesta dele.

    - Responder
  2. O meu avô Miguel Bezerra é um exemplo de ser humano honesto e com muita dignidade, a leitura e a escrita sempre fizeram parte da sua vida. Muito guerreiro e batalhador, tem realmente uma linda história.

    - Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.