Notícias

ETUFOR: Estudantes solicitam carteira estudantil e são atendidos na UNI7

  • Foto 5
  • Foto 1
  • Foto 6
  • Foto 4 (2)
  • Foto 2
Categoria:

Uni7 Informa

0

Sem o órgão público, a entidade estudantil continuará atendendo os alunos no pátio central da faculdade pela manhã e noite, nos horários de 8h30 às 12 e 18h e 21h

Pela primeira vez, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) esteve presente no Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) para atender os alunos no processo de solicitação da carteira estudantil. O serviço oferecido nesta terça (12) e quarta-feira (13) foi uma iniciativa da União Cearense dos Estudantes (UCES), nova entidade responsável pela emissão dos documentos estudantis da instituição.

De acordo com a Ruana Leite, secretária de finanças da UCES, a entidade está na universidade desde 12 de fevereiro e percebeu que muitos alunos precisavam efetuar algumas etapas da solicitação e não tinham tempo de se deslocar até a Etufor. Muitos estudam ou trabalham no horário de funcionamento da mesma. Diante da situação, a UCES solicitou a presença da empresa na UNI7 para facilitar aos alunos a realização de todo o processo necessário para solicitação da carteira estudantil 2019.

A Etufor é o órgão que fiscaliza e regulamenta o processo de solicitação da carteira de estudante e as entidades estudantis são as responsáveis pela emissão e confecção das carteiras. Segundo Ivanderly Carvalho, coordenadora da Divisão da Gestão de Carteiras Estudantis, compete ao departamento municipal de transporte verificar a situação acadêmica do aluno. Isso é feito em colaboração com a instituição de ensino, encarregado de emitir a declaração afirmando que o aluno está regulamente matriculado no atual semestre. A instituição também valida a solicitação de carteira do aluno no site da Etufor.

A requisição do documento envolve basicamente três etapas: confirmação da atual situação do aluno na instituição, cadastramento da biometria facial – necessário apenas uma vez – e pagamento do boleto em qualquer banco. Conforme Ivanderly, o atendimento feito na instituição foi completo, contendo todos os procedimentos que são realizados na sede e postos de atendimento da Etufor.

A coordenadora ressaltou que alunos que possuem bolsa no Programa Universidade Para Todos (Prouni) têm direito à gratuidade na solicitação da carteira. O direito está assegurado na Lei Municipal 9.114/2006, que atribui à Prefeitura Municipal o custeamento do documento para estudantes de escolas municipais, estaduais, universidades públicas e projetos custeados pelo Governo Federal no município de Fortaleza, como o Prouni. “A Etufor pede sempre que as entidades estudantis esclareçam para os estudantes que eles têm direito à gratuidade. É um direito deles”, frisou Ivanderly.

Larissa Freitas, aluna do 5° semestre de Direito, estuda e trabalha durante os turnos da Etufor, então a ida do órgão à UNI7 para ela foi uma facilidade. Sobre os dois dias de atendimento ela acredita que: “viabilizarão uma entrega mais rápida das carteirinhas.” Já Maria Eduarda Moiano, caloura no curso de Jornalismo, disse estar satisfeita e feliz com o processo de solicitação. A estudante, natural de São Paulo, está fazendo sua primeira carteira estudantil de Fortaleza e espera que nos outros anos continue sendo simples.

Uma das etapas que mais exigia deslocamento dos estudantes aos postos de atendimento era a biometria facial

O prazo para a confecção da carteira é de 35 dias a partir da confirmação de todas as etapas. Carvalho afirmou, no entanto, que o primeiro lote, de maior volume, será entregue apenas em final de março, mesmo o processo de solicitação tendo iniciado em janeiro. Depois dessa remessa, os lotes seguirão o prazo regular. Após a confecção, a UCES, no caso da UNI7, levará as carteiras até a empresa de transporte urbano para desbloqueio. Com a liberação, os documentos serão entregues pela entidade ao Centro Acadêmico Agerson Tabosa Pinto, do curso de Direito, responsável por repassar aos demais cursos.

De acordo com a Empresa de Ônibus de Fortaleza, todas as carteiras de veteranos serão desbloqueadas automaticamente em 1° de maio, no validador do transporte coletivo. Já alunos que estão solicitando pela primeira vez, poderão usar o documento logo que receberem. Caso haja algum problema durante o uso, o aluno deve dirigir-se à sede da empresa para solução da falha. Para os alunos que possuem crédito eletrônico na carteira de 2018, a transferência dos créditos para a de 2019 poderá ser feita nos postos do Bilhete Único da cidade quando o desbloqueio automático for efetivado.

Serviço:
Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor
Endereço: Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União, Fortaleza – CE, 60420-235
Horário de Funcionamento: Seg. à Sex. – 8h às 16h30
Telefone: (85) 3101-3090
Site: O Catálogo de Serviços Mobilidade da Etufor estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Fortaleza: www.fortaleza.ce.gov.br

Texto: Vitória Barbosa (4º semestre – Jornalismo/UNI7) 
Foto: Deisa Rocha (6° semestre – Jornalismo/UNI7)

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *