ESTÁGIO PROFISSIONAL: Produção é área do jornalismo pouco explorada por estudantes

Aluna da FA7, Tamara Aquino conta o dia a dia das pautas e dá dicas para quem busca estágio

Na produção, ela prepara pautas para o programa "Os Malas e a Lei"

Na produção, ela prepara pautas para o programa “Os Malas e a Lei”

Os caminhos para conseguir um estágio no início da faculdade ainda são percursos árduos para os estudantes. Quem consegue, indica aos colegas terem paciência e nunca desistirem, pois a experiência na área é um divisor de águas em sua carreira futura. Estudantes como a Tamara Aquino lutaram muito para conseguir a primeira na área. Afinal, todos se empenham para praticar desde cedo profissão que abraçaram.

Aluna de Jornalismo, do sétimo semestre da Faculdade 7 de Setembro (FA7), Tamara conseguiu a primeira experiência em uma redação no quinto semestre da Faculdade. Pensou muitas vezes que as portas estavam se fechando ao seu redor, pelas dificuldades que os estudantes enfrentam no mercado de trabalho. A pós etapa de testes na TV Diário, começou estagiando na área da produção.Ela atua diretamente no programa “Os Malas e a Lei”, e também colabora na produção de outro programa, o “Rota 22”.

A área de produção ainda é pouco explorada pelos estudantes de jornalismo, mas requer muito conhecimento, como em todas as outras áreas da profissão. “O estagiário de produção trabalha na elaboração e marcação de pautas”, explica Tamara. Mas, não fica só por aí:tem que ter desenvoltura para lidar com todo tipo de pressão, ter sempre conteúdos factuais e não deixar as pautas caírem (no jargão jornalístico, uma pauta ‘cai’ quando durante a etapa de apuração ou realização da pauta pelo repórter, este processo é interrompido por algum motivo).

Com o tempo, ela passou a vivenciar esta realidade, mas aprendeu devagarzinho como todo começo de estágio. Atualmente, trabalha com pautas da reportagem policial e afirma que precisa sempre estar em contato com policiais e com as pessoas ao redor de cada caso. E dá dicas para aqueles que estão se preparando para o primeiro estágio. “Ter contatos, é fundamental. Assim que começar a trabalhar, já separe sua agenda e anote todos os números possíveis. Você vai precisar deles todos os dias. E ser desenrolado também, saber falar, pedir e se impor”.

Tamara: “a gente aprende a ser desenrolado também, saber falar, pedir e se impor” (Foto: Lígia Duarte)

Durante o processo de estágio, foi convidada a participar de um projeto no qual teria de conhecer todas as áreas do Sistema Verdes Mares de Comunicação. Ela passou quatro semanas nesse processo, uma semana em cada local: TV Diário Jornalismo, TV Verdes Mares, rádio Verdinha e Diário do Nordeste. Garante que aprendeu muita coisa, principalmente como funciona o ritmo de cada setor,apesar da dificuldade de lidar com maneiras diferentes de escrever “Uma semana é pouco pra pegar o ritmo e aprender, mas eu estava ali para aprender e sempre pensava nisso quando o medo batia”.

Apesar de algumas dificuldades para conseguir o almejado estágio, Tamara aconselha aos estudantes que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho, que não percam a esperança. “Uma hora a chance vai aparecer. E vão abrir muitas portas para sua carreira futura, principalmente porque você realmente passa a ter um entendimento maior e mais claro do que é ser jornalista”, assegura Tamara.

Lígia Duarte
7º semestre