ESPORTES: André Almeida conversa com estudantes sobre jornalismo esportivo

O jornalista bateu um papo com a turma, relatando sua trajetória desde os tempos na faculdade até o mercado de trabalho e incentivando os estudantes nos altos e baixos da graduação e profissão

A turma de Jornalismo Especializado II, ministrada pelo professor Miguel Macedo, recebeu o ex-aluno André Almeida, na última quarta-feira, 12, para uma conversa sobre jornalismo esportivo. Repórter da editoria de Esportes do jornal O Povo, ele falou da sua experiência e também da importância do trabalho em equipe. Participaram do encontro os alunos da disciplina de Introdução ao Jornalismo, coordenada pela professora Ana Márcia Diógenes.

Conduzindo o bate-papo de forma descontraída e interativa, Almeida começou explicando que gostar de esportes, no seu caso, não seria o fator determinante para torná-lo um bom jornalista esportivo. “Antes de tudo, a faculdade nos prepara para sermos jornalistas”, destaca ao recordar o período acadêmico.

André dá detalhes a respeito da profissão e da rotina na editoria esportiva

O profissional também deu, além disso, dicas essenciais para quem precisa trabalhar suas competências individuais. Classificada como CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) é o básico para diferenciar os estudantes e futuros jornalistas no mercado de trabalho.

No campo do jornalismo esportivo, o repórter frisa o trabalho diferenciado que tem na editoria, principalmente por tentarem dar as notícias por outros ângulos, fora do senso comum. Outros pontos importantes são: manter uma boa relação com as fontes, saber envolver os esportes e a sociedade, conhecer bem o público-alvo e, a partir daí, definir estratégias de engajamento maior nas redes sociais. “Se você não é relevante na internet, você não é relevante em canto nenhum”, ressalta.

Entrosado com os alunos, André realizou duas dinâmicas com os alunos. Para a primeira, chamou sete voluntários, e pediu-lhes que formassem uma fila. A ideia era a pessoa que estava na ponta fizesse um movimento e esse mesmo chegasse a quem estivesse do outro lado. O grupo acertava se todos fizessem igualmente.

Na segunda dinâmica, o jornalista reuniu todos, entregou balões e pediu para que cada um enchesse e depois escrevesse seu nome. Após isso, André espalhou os balões pela sala e a regra era simples: encontrar o que tinha seu nome em até 40 segundos. Mas, com uma condição: todos deveriam encontrar os seus neste tempo. Na primeira tentativa, só alguns conseguiram. Para a segunda vez mudou um pouco: quem encontrasse o seu podia ajudar aqueles que não haviam conseguido. Qual a intenção das duas dinâmicas? Mostrar a importância do trabalho em equipe, item fundamental para os profissionais de comunicação.

André explica as primeiras regras da brincadeira, especificando o que os alunos deveriam fazer

No O Povo, além de cobrir jogos e publicar no portal do Grupo de Comunicação (GC), Almeida também apresenta o Na Prancheta, primeiro programa audiovisual do Estado focado em análises táticas, além de ser o programa de maior audiência no canal do O Povo Online no YouTube e referência regional nesse segmento.

Comanda também o FutCast, primeiro Podcast de Futebol feito por um veículo de comunicação no Ceará e o primeiro Podcast jornalístico do GC O Povo e de maior audiência. Atuações essas que reforçam a qualidade do trabalho executado por André e que já vem rendendo frutos. Neste ano, ele foi convidado para comentar a final da Copa do Nordeste, na Paraíba.

O reconhecimento do seu esforço e as oportunidades começaram a surgir desde a época da faculdade e André é grato por todo o conhecimento adquirido durante o curso e destaca a importância dos núcleos de comunicação da faculdade na formação e visibilidade do aluno para o mercado de trabalho. “Comecei a estagiar muito cedo. Então, só dei conta da grandiosidade de projetos como o Quinto Andar, por exemplo, depois de ter me formado. Vocês que ainda estão aqui podem aproveitar bem esse espaço”, indicou.

A segunda dinâmica envolvia os alunos encontrarem os balões com os seus nomes e trabalharem em equipe

Para a estudante do sexto semestre, Neyliana Maia, momentos como este, de interação com profissionais e ex-alunos é muito importante. “É uma forma diferente de ver o que o mercado de trabalho espera de nós. Isso familiariza mais o aluno, deixando-o mais preparado”. É o que Bernardo Barros, aluno do primeiro semestre, também pensa. Para ele, esses momentos onde os convidados falam de fato a realidade do mercado de trabalho, as vantagens e desvantagens de cada área, é o que encoraja o estudante para o futuro.

Texto: Matheus Castro (6° semestre – Jornalismo/UNI7)
Fotos: Miguel Macedo

Tags: , , ,