ESPORTE: Universitárias ao sabor das ondas

Dez garotas de diferentes cursos superiores conciliam a rotina acadêmica com surfe e viagens pelo Brasil

O grupo reunido na primeira viagem à Praia da Pipa, Rio Grande do Norte (Foto: Txai Nunes)

Muita aventura, união, saúde e paixão pelo surfe. Estes são os elementos que impulsionam o IkaMoana, grupo formado por dez garotas universitárias de Fortaleza. Nome que, segundo as meninas, significa “conexão com o mar e protegido dos ventos”. Foi este espírito de vida que agregou Amanda Rodrigues, Dandara Borges, Diana Serrano, Fernanda Oliveira, Larissa Luana, Karla Rabelo, Natália Melo, Natasha Facó, Nina Tajra e Raíssa Carneiro.

A criação do grupo surgiu a partir do objetivo de Amanda e Dandara de realizarem uma viagem para injetar nos seguidores de suas redes sociais, os benefícios do surfe. Amanda ainda conta que as demais integrantes foram se identificando com a iniciativa e aderindo ao grupo. “Eu postava coisas nas redes sociais do meu estilo de vida, das minhas viagens, da minha alimentação e do meu esporte. O IkaMoana surgiu na ideia de passar esse estilo de vida para as demais pessoas. Foi aí que as outras meninas foram se identificando com o projeto”.

Karla Rabelo mostra atitude quando o assunto é surf (Foto: Felipe Almeida)

A beleza das surfistas e o espírito aventureiro logo ganharam prestígio na cidade, atraindo apoiadores. Com o suporte, o IkaMoana realizou duas viagens: a primeira para Natal, Rio Grande do Norte, e a segunda para Itacaré, Bahia. “Tivemos o apoio de muita gente que acreditou na proposta, desde empresas de turismo que concediam as passagens de avião até fotógrafos que nos acompanhavam nas viagens. Sem contar na imprensa que quis nos conhecer. Fizemos algumas matérias pra TV e jornal”, lembra Karla.

Quanto à rotina de estudos das garotas, Fernanda, que cursa Oceanografia,garante que na loucura do dia a dia, o surfe tem papel importante na disposição de acordar cedo e encarar suas responsabilidades. “Se desconectar da cidade por uns minutos em contato direto com a natureza, faz com que eu enfrente o dia de maneira mais suave. Sem contar que o esporte me ensina a ter disciplina e perseverança, buscando sempre me aperfeiçoar no que faço”, ressalta.

Concílio de rotina e estudos: Lara Lua segura o esqueleto de um Tubarão Martelo (Foto: Arquivo Pessoal)

Atualmente o grupo encontra-se parado quanto às viagens, devido aos compromissos acadêmicos de algumas de suas integrantes. Os próximos destinos, porém, já foram discutidos. “Floripa (Florianópolis) em Santa Catarina ou Rio de Janeiro. Ainda vamos decidir”, diz Dandara. O que as “Ikas”, como são conhecidas, garantem é que em breve estarão deslizando nas ondas de alguma praia do Brasil. Para aqueles que acompanham as meninas, a promessa é de muito charme e muita diversão.

Cursos das surfistas

Amanda Rodrigues, Odontologia