ENTREVISTA: Professor discute mercado de trabalho em assessoria de comunicação

Jornalista e professor da FA7, Paulo Jr. fala da relação profissional entre comunicação e relações públicas

Entrevistado pelos alunos Gabriel Rodrigues (à esquerda) e Vanessa Freitas, o professor Paulo Jr. falou sobre a atuação do assessor e o mercado local (Foto: Daniel Silva)

Um bate-papo para compartilhar experiências do profissional de relações públicas no mercado de comunicação. Este é o resumo da entrevista com o professor Paulo Jr. Pinheiro, do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), gravada no estúdio de TV, nesta quinta-feira, 30, à noite.

A entrevista, mediada pelos alunos Gabriel Rodrigues e Vanessa Freitas, faz parte da disciplina de Relações Públicas, sob a orientação do professor Leonardo Macêdo. A temárica central foi ‘Comunicação e relações públicas – comunicação organizacional integrada: desafios e estratégias’. Paulo Jr. destacou, particularmente, o papel da tecnologia da informação e da comunicação e a adaptação dos profissionais a essas novas plataformas digitais, possibilitando maior interação, tanto com o público quanto com as empresas.

Paulo Jr. ressaltou a importância do relacionamento no âmbito profissional das assessorias de comunicação (Foto: Daniel Silva)

Outro tema questionado pela dupla de mediadores foi sobre a fronteira entre os profissionais de comunicação e a diferença entre cada área, do assessor de imprensa e do profissional de relações publicas. O professor frisou que a falta de uma formação especifica para quem atua no mercado como relações públicas, prejudica o desenvolvimento da profissão. Paulo Jr. detalhou o funcionamento de uma empresa de assessoria, a atuação dos profissionais e como desenvolvem seu trabalho. Ele ressaltou que a assessoria de imprensa é uma ferramenta de comunicação que busca gerar relacionamento entre uma empresa e a imprensa, e também com seus clientes (os stakeholders, pessoa ou organização que tenha interesse, ou seja afetado pelos projetos).

No debate aberto para a plateia, a aluna Aline Araújo, do 4ª semestre de Jornalismo, considerou o bate-papo excelente e esclarecedor, tirando muitas dúvidas. Principalmente alguns mitos em relação ao trabalho desenvolvido por profissionais de relações públicas e assessoria de comunicação e como lidar em empresas.

Paulo Jr. Pinheiro é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Comunicação Estratégica, Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias de Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Além de professor da FA7, é um dos sócios-diretores da Caramelo Comunicação, empresa que trabalha com desenvolvimento de soluções nas áreas de assessoria de imprensa, publicações editoriais, apresentações institucionais, marketing digital e outras. Ele atua no departamento comercial e de direção de projetos.

Dyego Viana
1º semestre