Notícias

Encontro reúne especialistas em imigração

Categoria:

Uni7 Informa

0

Mão de obra estrangeira é tema do Encontro de Negócios, evento realizado pela Câmara Brasil Portugal no Ceará, com apoio da Faculdade 7 de Setembro

Cristina Matos Montenegro, representante da empresa MZG Advogados, em palestra sobre “Modalidades de visto e Política Nacional de Imigração”. (Foto: Tarcísio Feijó)

Cristina Matos Montenegro, representante da empresa MZG Advogados, em palestra sobre “Modalidades de visto e Política Nacional de Imigração”. (Foto: Tarcísio Feijó)

Possibilitar debate sobre a imigração como fator de desenvolvimento no Brasil. Foi com esse objetivo que a Câmara Brasil Portugal no Ceará promoveu o Encontro de Negócios, em parceria com instituições, como a Faculdade 7 de Setembro (Fa7) e o Núcleo Brasileiro de Imigração (NBI). O encontro ocorreu no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da faculdade, na manhã do dia 4 de setembro.

Na oportunidade, estiveram presentes o diretor-geral da Fa7 e presidente da Sociedade Consular do Ceará, Ednilton Soárez; o coordenador-geral da Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, Aldo Cândido Costa Filho; o assessor para assuntos internacionais do Governo do Ceará, Hélio Leitão; o vice-cônsul de Portugal, Francisco Silveira; entre outros especialistas em imigração.

O evento foi dividido em dois painéis, sendo o primeiro “A demanda efetiva por mão de obra estrangeira qualificada”, moderado por Pedro Jackson Colares, sócio da empresa Colares Advocacia; e o segundo “Modalidades de visto e Política Nacional de Imigração”, moderado pelo presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, José Maria McCall Zanocchi.

Cristina Matos Montenegro, representante da empresa MZG Advogados e uma das palestrantes do encontro, pontuou os tipos de vistos trabalhistas definidos pela legislação brasileira e explicou aos presentes os trâmites legais necessários para a entrada de mão de obra estrangeira no Brasil. “As entidades brasileiras querem profissionais (estrangeiros) altamente qualificados”, enfatizou a representante.

Para justificar a necessidade desse tipo de mão de obra no Brasil, Cristina Montenegro citou o exemplo de uma ambulância que dá defeito em pleno atendimento. “A máquina ‘pifa’ e precisamos de um técnico que a conserte o mais rápido possível”. Neste caso, segundo a palestrante, é necessário buscar o “técnico” onde quer que ele esteja, mesmo se for fora do país.

Aldo Cândido Costa Filho 2

Coordenador geral da Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, Aldo Cândido Costa Filho explicou aos presentes a necessidade de mão de obra estrangeira no Brasil. (Foto: Tarcísio Feijó)

Esporte e saúde atraem mão de obra estrangeira para o Brasil

O momento mais esperado pelos participantes do encontro foi a palestra do coordenador geral da Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, Aldo Cândido Costa Filho.

Bem-humorado, o coordenador falou sobre suas principais funções no Ministério e destacou a atual necessidade de contratação de mão de obra estrangeira para suprir carências relacionadas a eventos, como Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Além disso, o presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, José Maria McCall Zanocchi, aproveitou a oportunidade para falar sobre a questão do programa federal Mais Médicos, que busca a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em cidades interioranas, com a contratação de médicos estrangeiros.

Rodrigo Pereira, gerente de negócios da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, assistiu às palestras e acredita que a imigração não é maléfica para o país, desde que não interfira nas vagas de trabalho para residentes nacionais. “A cada estrangeiro contratado, devem ser contratados, também, dois brasileiros. Tem que existir essa proporção”, pontua Pereira.

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.