Notícias

Elas também dominam a bola: Da falta de incentivo ao protagonismo feminino no futebol

Categoria:

Texto, Uni7 Informa, Web

0

A garra e força  da mulher, ainda em um cenário machista, com alta taxa de exclusão da figura feminina em vários âmbitos sociais e econômicos, cresce cada vez mais. E, em  homenagem a todas as mulheres, em específico do setor do jornalismo esportivo, trouxemos o exemplo de Raísa Martins, uma profissional da área que cresceu e soube se destacar em sua profissão, idealizadora do podcast ‘Fora do Baile’, um programa voltado para enaltecer a trajetória feminina no ambiente esportivo.

Imagem: arquivo pessoal

Com a proibição da prática do futebol feminino no Brasil em 1941, o atraso com a modalidade se expandiu não só em campo, mas em outros ambientes
esportivos. Com a emancipação em 1979, os resquícios do machismo se
perpetuam até os dias atuais. Na contramão das estatísticas, temos jornalistas esportivas fazendo história no cenário atual. Raísa Martins, 23 anos, jornalista formada pela Unifor, começou sua trajetória no jornalismo ainda em de 2016 ao ingressar na faculdade. Inicialmente com planos em cursar design de moda ou publicidade, os rumos foram outros ao decorrer do tempo. Com inspiração em outras jornalistas no cenário nacional (Fernanda Gentil, Glenda Kozlowski, Mylena Ciribelli, entre outras). A ideia de ingressar no ambiente esportivo foi ainda maior, onde inicialmente no 3º semestre estagiou na Tv Unifor com produção de conteúdo futebolístico, no qual elaborava reportagens e matérias da área. Após três meses, passou a apresentar o programa quinzenalmente.

Ainda no início de 2020 nos preparativos na conclusão do curso (TCC) , Raísa, inicialmente idealizou a entrega de um documentário voltado à narração esportiva local com profissionais do estado, em que Wilton Bezerra, Tom Barros, Antero Neto, entre poucos nomes importantes no cenário cearense, eram cotados para participação do trabalho. Ao passar dos dias, a jornalista desenvolveu a ideia do podcast ‘Fora o Baile’ . Com passagem na rádio Verdes Mares (Verdinha) e GE.com, o projeto tomou força e foi além de um trabalho acadêmico.

O nome Fora o Baile surgiu com o propósito de mostrar que apesar das
dificuldades que muitas mulheres ainda enfrentam como machismo enraizado, esses espaços serão ocupados e servirão de exemplo para as próximas gerações. O programa estreou em 2020 com uma série de 4 episódios, onde mostra a trajetória feminina no radiojornalismo cearense.

Texto: Vithória Raulino e Emilly Menezes (4° semestre -Jornalismo/UNI7) 

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.