DEPRESSÃO: Causas e sofrimento são debatidos por alunos e professores

• 1 (1)

Acadêmicos dos cursos de Arquitetura, Direito, Jornalismo, Psicologia e Publicidade participaram do evento na UNI7

No mês da campanha de combate ao suicídio, “Setembro amarelo”, a participação ativa dos alunos no relato de experiências marcou a 3ª edição do projeto “Precisamos Conversar Sobre”, nesta quinta-feira, 20, no Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Além dos corpos discente e docente da instituição, Artur Bruno, psicólogo clínico e professor da Faculdade Luciano Feijão, em Sobral, esteve presente para discutir sobre o tema.

Para o psicólogo e professor, a conjuntura do espaço acadêmico tem sido promotora de sofrimento e adoecimento psíquico entre os estudantes. Embora não existam dados concretos, segundo ele, sua atuação como professor lhe faz perceber que o índice de depressão entre jovens universitários é muito alto. “Toda essa conjuntura muito fragilizada, pautada na incerteza, gera um sofrimento psíquico, e, dentre os quais, se destacam a depressão e a ansiedade”, afirmou.

Entre os fatores que ele identifica como motivadores de sofrimento no meio acadêmico estão: competitividade, individualismo, situação financeira e as relações interpessoais com professores e outros alunos. Como relatado pelo aluno do 5° semestre de Psicologia, Luiz Henrique Costa, a convivência dentro das turmas é muito difícil, principalmente quando o aluno participa de turmas de diferentes semestres, como é o seu caso.

Já Mariana Marques, aluna do 7° semestre de Arquitetura da UNI7, comentou sobre o sofrimento que já sentiu em muitos momentos da faculdade e a sensação de estar se sentindo só. Ela contou que, somente no decorrer do curso, percebeu que outras pessoas também sofriam de ansiedade, depressão e outros traumas psíquicos. “É muito ruim se sentir sozinha e depois descobrir que todo mundo sofria e podia estar sofrendo junto”, desabafou.

João Paulo, professor dos cursos de Psicologia e Publicidade, no decorrer da discussão, tomou espaço para falar sobre a atual naturalização do sofrimento e as consequências disso. Para ele, o fato de tornar comuns as situações que geram sofrimento no cotidiano acadêmico é banalizar esse sofrimento. “Será que a gente não precisa desnaturalizar algumas praxes de que o sofrimento na universidade é comum? Porque alguns conseguirão entrar nesse ritmo, mas, e os que não conseguem?”, indagou.

O psicólogo Artur Bruno ressaltou ainda a importância de fazer com que se diminua o preconceito das pessoas em relação à depressão, no sentido de que não é bobagem ou drama. Para ele, é necessário entender que o sofrimento de uma pessoa “não diz respeito só a ela, mas a toda a conjuntura social”.

O projeto “Precisamos Conversar Sobre” é uma iniciativa da UNI7 e visa a debater, com os estudantes, assuntos latentes do cotidiano da sociedade. A próxima edição terá como tema, a violência contra a mulher.

TEXTO: Vitória Barbosa (3º semestre – Jornalismo/UNI7)
FOTOS: Matheus Abrahão (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , ,