CULTURA: Museu da Fotografia traz novos olhares para a cidade

Com obras de Cartier-Bresson, Mário Cravo Neto e Chico Albuquerque, o espaço oferece diferentes olhares para inspiração e memória

Localizado em área nobre de Fortaleza, o recém-inaugurado Museu da Fotografia, com acervo de 2 mil obras da coleção particular do empresário Silvio Frota, idealizador do espaço, chega firmando a cultura fotográfica e representando a memória de diferentes lugares do mundo. De acordo com Fernanda Oliveira, coordenadora do museu, no ambiente ocorre uma busca de diálogos com outros setores como instituições, universidades, escolas e hotéis para que ele se torne acessível a todos.

O museu oferece três andares de exposição, auditório para cursos e palestras, e espaço para eventos (Foto: Davi Costa Menezes)

Os olhares sobre os impactos do museu para a cidade são os mais diversos. Para o fotógrafo e professor Jari Vieira, da Uni7, é um estímulo para as pessoas que têm aptidão por fotografia a acreditarem que um dia podem chegar aonde os mais famosos fotógrafos chegaram. Ele cita Cartier- Bresson.

Segundo Celso Oliveira, fotógrafo e autor da foto de divulgação do museu, ele entra definitivamente para o mapa mundial dos eventos ligados à fotografia. Além de abrir uma enorme perspectiva para essa importante arte que se faz presente em nosso dia a dia, espaço faz com que a arte de fotografar se torne mais acessível, pois ele desperta muita gente para fotografia.

Já para as estudantes de arquitetura, Mirna e Alice, o museu chega representando a história de várias culturas e países entendendo o processo até onde chegamos. Mostra também a relação do meio urbano com o fotográfico.

Nágila, fotógrafa e estudante de artes visuais, ressalta que, em termos de fotografia, foi um ganho para a cidade. Apesar de possuir diversos museus, não se tinha uma representatividade fixa somente da imagem. Ainda, há carência de cursos voltados para a área e o museu chega como um estimulo.

No projeto e concepção, o museu – o segundo do Brasil, o primeiro é em Curitiba – chegou para se incluir na cidade em todas as perspectivas. Ele possui ambientes e ofertas que interligam todos os públicos, como oficinas, projetos nos bairros e museu itinerante.

Museu nas comunidades

A arte de fotografar se torna mais acessível com o novo equipamento na cidade (Foto: Davi Costa Menezes)

Com o intuito de aproximar-se das comunidades, o Museu da Fotografia trabalha um projeto que busca levar oficinas de fotografia a crianças e jovens. O objetivo é que eles possam registrar o seu cotidiano através de suas visões. Ao final do projeto, haverá uma exposição no museu com todas as fotografias, ocorrendo assim um ganho tanto para o museu quanto para os jovens.

Funcionamento: quarta a domingo – 12 às 17 horas

Entrada: R$ 10 (Inteira) R$ 5 (Meia). Exceto as quartas-feiras, pois a  entrada gratuita.

Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota

Telefone: 3017 3661

Texto: Lya Cardoso (3º Semestre – Jornalismo)
Fotos: Davi Costa Menezes (3º Semestre – Publicidade)