Notícias

CULTURA: Engenhos de Pindoretama são tema da Quadrilha Junina Tradição

0

Grupo é conhecido por inserir aspectos da cultura nordestina em seus espetáculos de dança

Faltando pouco menos de um mês para os festivais juninos, a Quadrilha Junina Tradição já está trabalhando com a temática deste ano. “Engenho da Tradição” irá retratar a história da cadeia de produção da cana de açúcar nos engenhos do Município de Pindoretama e a produção da maior rapadura do mundo. Com ensaios noturnos que ocorrem de sexta a domingo, de 18 às 21 horas, a quadrilha já está preparando os jovens participantes para as festas. A organização da Quadrilha revela em cada edição novos talentos no meio artístico.

Brincantes descansando após ensaio da Quadrilha (Foto: Talita Chaves)

Criada em 2013 em Pindoretama, a 51 quilômetros de Fortaleza, a Quadrilha Junina Tradição, junto com a Coordenação Municipal de Cultura, desempenha um papel fundamental na formação de jovens e adolescentes. A partir das danças e encenações teatrais, os “brincantes”, como são chamados os participantes, conhecem histórias da cultura nordestina, desenvolvem os temas e os mostram de forma criativa nas quadras juninas.

Por meio de divulgações em escolas e propagandas boca a boca, muitos jovens são atraídos a participar durante cinco meses da Quadrilha. Segundo Herbeson Sales, coreógrafo do grupo junino e coordenador Municipal de Cultura da cidade, são criadas algumas estratégias para a permanência dos brincantes. “Criamos sorteios, premiações para aqueles que não chegam atrasados nos ensaios e para aqueles que desempenham uma boa coreografia”. O coordenador afirma que um dos seus maiores objetivos, além de divulgar a cultura nordestina, é tirar os jovens da ociosidade e lhes dar um direcionamento de vida no meio artístico.

Por meio dos recursos recebidos da gestão municipal da cidade, a coordenação da Quadrilha consegue os materiais necessários para a construção do cenário. Segundo o presidente Odail José Nascimento, o recurso recebido também é utilizado para proporcionar aos brincantes uniforme confeccionado gratuitamente. Além do recurso repassado, a Prefeitura de Pindoretama disponibiliza transporte para a equipe em suas apresentações.

Brincantes ensaiando suas performances (Foto: Talita Chaves)

Rosiane Ribeiro dançou durante dois anos como rainha da Quadrilha. Atualmente, cursando Educação Física, ela participa de outros projetos teatrais, promovidos pela Coordenação Municipal de Cultura. Ela ressalta o quanto o seu envolvimento foi importante no seu desenvolvimento profissional e social. “A quadrilha em si é um conjunto de um trabalho desenvolvido em equipe. A grandiosidade do tema nordestino só será bem apresentado e entendido pela plateia se tiver uma equipe unida, onde cada membro se doa um pelo outro, focados em um só objetivo”, diz Rosiane.

Fora do período junino e de ensaios, a Junina Tradição para com suas atividades quadrilheiras. A Coordenação Municipal de Cultura, porém, junto com os coordenadores da quadrilha, desenvolvem outros projetos para os jovens da cidade, bem como grupos de dança, grupo de maracatu e grupos teatrais.

 

Texto: Talita Chaves (3º semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.