COWPAREDE 2018: Professor da UNI7 é um dos participantes da nova edição

• Thyago Cabral 1 - Foto Matheus Abraão
  • Thyago Cabral 2 - Foto Matheus Abraão

Segundo os organizadores, o evento é um dos mais bem sucedidos no ramo de arte pública do mundo

O professor dos cursos de Comunicação do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e artista urbano, Thyago Cabral, é um dos participantes do Cowparede 2018. Evento internacional chega à Fortaleza pela primeira vez reunindo um time de 52 entusiastas da arte na esfera regional. Durante o mês de outubro os participantes se dividiram na tarefa de imprimir seus traços em esculturas de vacas em tamanho real.

Chamadas de ‘vaquinhas’, as esculturas depois de prontas serão leiloadas e a renda será revertida em doações para instituições beneficentes. Estima-se que em dez anos – tempo que acontece no Brasil -, mais de R$ 35 milhões já tenham sido doados. As peças começarão a ser expostas na cidade a partir do dia 9 de novembro.

Thyagão, como é conhecido na cena artística, diz que o sentimento de fazer parte do evento é de felicidade. “Fico muito feliz em participar. Desde o processo inicial, onde nos levaram para um galpão no [shopping] Iguatemi e 52 artistas trabalhamow juntos. Há muita troca de conhecimento, de técnicas, de informações”.

A seleção para o evento contou com cerca de 500 pessoas não precisamente do campo artístico, mas qualquer pessoa interessada em participar da ação e que tivesse uma ideia de composição para a tela. As pessoas selecionadas por um grupo de curadores ficaram em processo de produção das peças durante todo o mês de outubro.

Thyago revela que em sua vaquinha imprimiu um velho personagem que trabalha nas ruas da capital cearense. “O trabalho que fiz nela é o que trabalho meu personagem na rua, aquela estética onde ele envia e recebe mensagens”.

Uma das propostas do encontro, que neste ano celebra a 12ª edição em território brasileiro e a 48ª no mundo, é democratizar a arte por meio da cultura nos espaços públicos. Segundo os idealizadores o molde de uma vaca foi escolhido pelo fato de ser um animal que, ao redor do mundo, possui inúmeros significados e que de forma geral retrata um sentimento de carinho muito por ser um animal dócil.

FOTO: Divulgação Cowparade

Texto: Eli Naftali (5° semestre/Jornalismo – UNI7)
Fotos: Matheus Abraão (3º semestre/Jornalismo – UNI7)

Tags: , , , , , ,