Notícias

Coordenadora do portal EBC fala sobre desafios do jornalismo estatal na web

Categoria:

Uni7 Informa

0

Em entrevista por Skype, feita no estúdio de rádio da Fa7, a jornalista e coordenadora do portal EBC, Amanda Cieglinski, conversou com estudantes de jornalismo sobre a rotina de produção do portal

O ditado popular “Se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé” aplica-se perfeitamente à entrevista por Skype feita com a jornalista e coordenadora de edição e SEO (Search Engine Optimization) do portal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Amanda Cieglinski, na noite de terça-feira, 26 de novembro.

O momento foi possibilitado pela professora da disciplina de Jornalismo Especializado 2, Edma Góis, que conheceu a jornalista quando trabalharam juntas em Brasília e considerou pertinente, para a sua disciplina e para o curso de jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (Fa7), apresentar a experiência profissional da colega. O objetivo, segundo Edma, é possibilitar conhecimentos sobre comunicação pública e estatal.

A entrevista, feita por Skype, esclareceu aos presentes sobre a rotina de produção do portal EBC. (Foto: Tarcísio Feijó)

A entrevista, feita por Skype, esclareceu aos presentes sobre a rotina de produção do portal EBC. (Foto: Tarcísio Feijó)

Na oportunidade, Amanda Cieglinski falou sobre a trajetória de sua carreira, sobre como chegou à Agência Brasil – empresa nacional de comunicação – e sobre os desafios de se trabalhar com jornalismo estatal na internet. “No portal (da EBC), temos a missão de integrar conteúdos”, disse.

Cieglinski reforçou ainda que, como uma empresa nacional, a EBC não sofre a pressão da busca incessável pela audiência, mas que nem por isso a equipe deixa de se preocupar com essa questão. “As pessoas estão na internet”, pontua, ao falar sobre a importância dada ao público e seus interesses específicos.

Interesses estes que, de acordo com a jornalista, muitas vezes norteiam a rotina de produção do portal. Exemplo recente está relacionado ao feriado do Dia da Consciência Negra, ocorrido em 20 de novembro. Ela conta que as pessoas estavam confusas sobre em quais estados a data seria considerada feriado. Portanto, como forma de ajudá-las, foram apuradas informações a respeito e publicada matéria no site. “Tentamos entender o que o público quer saber”, destaca a profissional.

No entanto, não só de texto vivem os portais de notícia. Segundo Cieglinski, o diferencial de qualquer jornalista, principalmente daquele que trabalha na redação de um portal, é saber lidar com conteúdos multimídia. “Só o texto não comunica mais”, reforça.

Sobre Amanda Cieglinski

Ex-repórter do jornal Correio Braziliense, atuou por cinco anos como repórter de educação da Agência Brasil. Atualmente, coordena a edição e o SEO do portal da EBC. Já conquistou importantes prêmios na atividade jornalística, com reportagens sobre direitos humanos e educação. Em 2009 e 2013, respectivamente, venceu os prêmios Vladimir Herzog e AMB de Jornalismo.

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.