Cooperativismo 2017: Alunos da UNI7 ganham prêmio de jornalismo em equipe

Na categoria Destaque Acadêmico, estudantes foram premiados por terem produzido a publicação História em Revista

Uma noite para ser lembrada pelos estudantes de Jornalismo da UNI7 (Centro Universitário 7 de Setembro). Assim ficará marcada a terça-feira, 31 de outubro, pela conquista do primeiro lugar no Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo, categoria Destaque Acadêmico. Ao todo, foram distribuídos R$ 27 mil, para cinco categorias, quatro profissionais e uma universitária.

A equipe de estudantes recebeu o cheque de R$ 3 mil das mãos do superintendente José Aparecido (Foto: Divulgação)

A importância do cooperativismo foi o tema da edição da revista produzida pelos estudantes da disciplina Técnicas de Produção Jornalística, semestre 2017.1, turno manhã. Eles investiram na temática do associativismo e sociedade cooperativa editando a História em Revista, com coordenação editorial e orientação do professor Miguel Macedo. A equipe recebeu um cheque no valor de R$ 3 mil, certificado e o troféu Coopera Ceará, criação e confecção do artista plástico Válber Benevides, que leva o nome Prêmio Coopanest.

Na abertura do evento, o presidente João Alves Nicédio Nogueira, do Sistema OCB-SESCOOP/CE, ressaltou o papel relevante do jornalista na investigação e o olhar atento que não escapa à observação de quem é da área. Lembrou a necessidade de o profissional no sentido de “aprender, experimentar, sentir, ver e ouvir tudo sobre todas as coisas”, aprofundando-se para melhor entender nos detalhes.

As alunas Rayanne e Vitória com o jornalista Luis Tejon (Foto: Divulgação)

Em seguida, a Casa do Cooperativismo, sede do Sistema OCB-SESCOOP/CE, estava lotada para receber um convidado especial: o consultor, conferencista e escritor José Luiz Tejon, considerado uns dos maiores palestrantes da área de vendas e marketing. O tema da palestra: “Cooperativismo e Democracia – Superando Crises”.

Os alunos ganhadores do Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo são: Amanda Firmiano de Oliveira, Ana Jéssica Lopes dos Santos, Dayana Evan’s Ferreira Costa, Ermeson Santiago Quirino, Ester Araújo Chaves, Joana Kelli Alves de Sousa, João Paulo Araújo Pereira da Silva, Matheus Castro de Freitas, Mirla Cláudia Bezerra Nobre, Neyliana Maia Frota, Rayanne Kelly Pereira Aragão, Roberta Linhares Costa e Vitória Yngrid Jesus de Sousa. Além do cheque, do troféu e certificados, ganharam o livro ‘’Guerreiros não nascem prontos’’, de José Luiz Tejon.

Depois da premiação houve um coquetel com todos os presentes. Esta foi a primeira edição do Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo – 2017. As alunas Rayanne Aragão, Roberta Linhares e Vitória Sousa estavam presentes representando a equipe. Entre os professores da UNI7 estavam presentes Ana Márcia Diógenes e Miguel Macedo – ambos jurados do prêmio, juntamente com a jornalista Samira de Castro, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, o jornalista Moacir Maia, coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Fortaleza, e o também jornalista Tarcísio Matos -, além do professor Dilson Alexandre, coordenador do curso de Comunicação da UNI7.

Médico Elias Leite, o jornalista Luis Tejon e o presidente João Alves Nicédio, do Sistmea OCB (Foto: Divulgação)

“A importância das cooperativas cearenses para o desenvolvimento econômico e a inclusão social” foi o tema do Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo, que distribuirá R$ 27 mil entre os primeiros colocados em cinco categorias. Com a temática “Crescimento do setor produtivo passa por uma cooperativa e transforma realidades”, o presidente João Nicédio, do Sistema OCB-SESCOOP/CE, deu total apoio para que a instituição possa ter 2ª edição do prêmio, em 2018.

Iniciativa do Sistema OCB-SESCOOP/CE, o concurso tem periodicidade anual e conta com o patrocínio e o apoio institucional de empresas cooperativas locais. Em 2017 foram as categorias abaixo:

Profissional Jornalismo Impresso – Prêmio Unimed Ceará (R$ 6.000,00)
Profissional Telejornalismo – Prêmio Sicredi Ceará Centro Norte (R$ 6.000,00)
Profissional Webjornalismo – Prêmio Unimed Fortaleza (R$ 6.000,00)
Profissional Radiojornalismo – Prêmio Uniodonto Fortaleza (R$ 6.000,00)
Destaque Acadêmico – Universitário – Prêmio Coopanest (R$ 3.000,00)

Texto: Roberta Linhares (4º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , ,