Notícias

Conferencista espanhola ressalta a importância da guarda compartilhada

Categoria:

Uni7 Informa

0

O curso de Direito da Faculdade 7 de Setembro (Fa7) promoveu a aula inaugural com a Doutora Carmen López Rendo, da Universidade de Oviedo, da Espanha

Aula inaugural de Direito 2

“Cada um de nós é o artífice da própria felicidade ou infelicidade, de modo que cada um deve agir sabendo que o seu futuro vai depender das decisões presentes”, refletiu Ednilo Soárez, diretor acadêmico da Fa7, na aula inaugural do curso de Direito. (Foto: Tarcísio Feijó)

Na noite da última terça-feira, 3, o auditório da Fa7 ficou repleto de convidados e de alunos do curso de Direito para a aula e recepção dos alunos. A conferencista internacional ministrou palestra sobre o tema “Guarda Compartilhada de Filhos: de Roma à Atualidade”.

A solenidade foi aberta pelo diretor acadêmico da Fa7, Ednilo Soárez, que deu início à programação convidando os presentes a participarem da execução do Hino Nacional Brasileiro. Após o ato cívico, a mesa da cerimônia foi constituída pela coordenadora-geral do curso, Dra. Maria Vital, pelos professores Tiago Filgueiras e Cremilda Moreira, além da conferencista convidada e do diretor da instituição.

Doutora em Direito pela Universidade de Oviedo, na Espanha, a professora Carmen López Rendo é autora de diversas monografias e artigos em Direito de Família e outras áreas afins. Ela é ainda especialista e pesquisadora sobre guarda compartilhada. Na introdução da palestra, discorreu sobre os rompimentos matrimoniais desde a Roma antiga à atualidade e sobre os procedimentos adotados por lei em cada momento da história.

De acordo com a doutora Carmem, os filhos têm direito à convivência familiar, “mesmo que seus pais tenham deixado de se amar”. Em razão do interesse superior da criança, a lei propõe alternativa como a guarda compartilhada e a guarda alternada que são adaptadas conforme as características do divórcio. O tema foi apresentado por cerca de uma hora e logo após foi aberto espaço de diálogo, para que os presentes pudessem fazer suas perguntas à conferencista.
A aula, muito aguardada pelos alunos, faz parte do cronograma do curso e visa sempre a um diferencial. Para o aluno do Direito da Fa7, Victor Hugo, 22, a aula foi gratificante, pois “há muitos temas que preocupam quando um matrimônio chega ao fim, mas a guarda dos filhos é a que mais merece atenção, pois envolve desde fatores financeiros a psicológicos”.

Carmem López Rendo é doutora em Direito pela Universidade de Oviedo, na Espanha. (Foto: Tarcísio Feijó)

Carmem López Rendo é doutora em Direito pela Universidade de Oviedo, na Espanha. (Foto: Tarcísio Feijó)

Após do debate, o diretor Ednilo Soárez deixou um recado aos alunos: “Cada um de nós é o artífice da própria felicidade ou infelicidade, de modo que cada um deve agir sabendo que o seu futuro vai depender das decisões presentes”.

Encontros como este estão previstos no cronograma do curso de Direito, conforme explica o coordenador-adjunto, professor Paulo Carvalho. “Tentamos oscilar entre os diferentes temas do Direito, incluindo aqueles de grande repercussão mundial”, disse Carvalho, adiantando que na próxima terça-feira, 10 de setembro, a partir das 9 horas, na sala 510, o professor Vera Cruz, da Universidade de Lisboa, estará na Fa7 para conversar com os alunos sobre a temática Sociedade da Segurança.

Jessica Bosford
8º semestre

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.