#CONEXÕES: Uma exposição cotidiana que está invisível no meio de nós

ostra consiste em apresentar fotografias de pessoas “invisíveis” aos olhos dos habitantes da capital

Jovens fotógrafos buscaram inspiração nas pessoas trabalhadoras de Fortaleza

Rogério Maia destacou o olhar humanizado como objeto das fotografias

Com o objetivo de dar visibilidade ao produto de jovens da periferia, a exposição ‘Entre Nós’ é o resultado do trabalho de conclusão do curso Fotografia de Retrato, entre os alunos da Rede Cuca, no bairro Mondubim, em Fortaleza. A pesquisa de campo, a vivência e a busca por personagens da cidade tiveram o olhar atento e a mediação do professor Ulisses Narciso. Foi aberta ao público nesta segunda-feira, 25, na sala 505, no 5º andar da UNI7 (Centro Universitário 7 de Setembro), como programação da Semana da Comunicação e Design.

A proposta consiste em apresentar fotografias de pessoas que moram ou trabalham em espaços elementares da cidade de Fortaleza como o mercado São Sebastião e o mercado dos peixes, no bairro Mucuripe. O intuito deste trabalho foi abrir a possibilidade de construir uma discussão do sujeito invisível, ou seja, pessoas de periferia, e que estão em lugares visíveis, todavia não são percebidas pela sociedade.

Estudantes visitaram a exposição de fotos dos alunos da Rede Cuca

O diretor de Comunicação Social da Rede Cuca Fortaleza, jornalista Rogério Maia, afirma que o curso de Fotografia de Retrato, que resultou na exposição, apresenta uma análise mais aprofundada do cotidiano. “A exposição tem o objetivo de se comprometer com um olhar mais humanizado, mais social da fotografia”.

Os alunos do curso tiveram o contato direto com essas pessoas por meio da interação que é um desafio para o fotógrafo. A jornalista Zoraia Nunes, coordenadora de Formação da Rede Cuca, ressalta que o caráter da exposição é extremamente simbólico, trazendo a essência da relação de um processo de educação não formal para um processo formal (ensino superior). “A gente tem o desejo amplo do cumprimento do exercício dos direitos humanos e o registro desses sujeitos, como parte importante da sociedade, é o pleno exercício da cidadania dos alunos”, concluiu. A exposição ficará aberta até sexta-feira, 29.

Texto: Rafael de Lima (6º semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Deisa Rocha(3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , ,