#CONEXÕES: Sinestesia traz mesclas de linguagens em mostra de arte integrada

Semana de Comunicação e Design realiza exposição produzida por alunos e ex-aluno, com variedade linguística e cultural por meio dos processos de criação individual e coletiva

“Sinestesia” é o título da exposição que será aberta nesta segunda-feira, 25, às 18 horas, na sala 504, 5º andar do Campus Sul da UNI7. A apresentação de estreia será conduzida pelo aluno Lívio César, com um Poetryslam, uma batalha de poesia entre os integrantes, tipo de performance poética original. Da mostra autoral participam onze alunos e ex-alunos. Organizada pelo Diretório Acadêmico Patrícia Galvão (PAGU), a Semana da Comunicação e Design tem o apoio dos cursos de Comunicação e Design da UNI7.

Alunos nos preparativos finais da mostra Sinestesia (Foto: Felipe Saraiva)

O conceito da exposição Sinestesia é combinar técnicas artísticas diferentes, misturando as sensações no expectador, como explica Felipe Saraiva, 23, artista em exibição com uma antologia poética em formato Zine (publicação de baixo custo), em que participa com mais três amigos. Felipe diz ainda que sua inspiração para exposição surgiu de incômodos internos. “Um dos trabalhos do qual participo tem conteúdo mais denso, que contesta a violência urbana na cidade; outro comunica algo mais leve, quase romântico. É um processo bem subjetivo”, afirma.

Diante dos problemas recentes em relação à produção cultural, os acadêmicos resolveram abrir a exposição de arte integrada. Nela, todas as obras mesclam linguagens artísticas diversas em um único ambiente. Ilustrações, poesias, colagens manuais, fotografia e música podem ser vistas pelo público, com acesso gratuito.

A ideia central é propiciar uma variedade linguística e cultural por meio dos processos de criação dos artistas que expõem seus sentimentos, visões de mundo e diferentes maneiras de se expressarem. Essa interação entre as obras remete ao tema central da Semana de Comunicação e Design, “Conexões”, já que cada artista se conecta com outro, chegando a resultados exclusivos.

O estudante Guilherme Queiroz, 22, organizador e artista apresentando colagens manuais, define a exposição como o cruzamento de sensações em uma só impressão. “Envolver os espectadores é uma missão dos artistas que se propõem a realizar um trabalho visual, auditivo, olfativo, tátil e sensível, acima de tudo”. O ponto de partida para a exposição veio do tema da Semana da Comunicação e Design da UNI7, Conexões. Os alunos aproveitaram o gancho que dá a ideia de unir com experimentar e vivenciar cada obra, na prática, pela visão do artista.

SERVIÇO:

Exposição Sinestesia

Semana de Comunicação e Design da UNI7

Local: Av. Almirante Maximiniano da Fonseca, 1395 – Eng. Luciano Cavalcante, Fortaleza.

Data: hoje, 25, até 29 de setembro

Horário: 18 horas

Contato: [email protected] / 85 9688-6967 (Guilherme Queiroz) / 85 98197-1009 (Humberto Queiroz)

Texto: Adailson Silva (7º semestre – Jornalismo/UNI7) e Alice Guilherme (4º semestre – Jornalimo/UNI7)