CANAL: Aluno de Jornalismo da UNI7 investe em vídeos para a internet

Os conhecimentos adquiridos durante a graduação aplicados na prática em empreendimento que vem crescendo dentro do mercado audiovisual

Ex-jogador Ricardo Lima em entrevista ao canal Vulgo Lorim

O estudante Ítalo Falcão, do curso de Jornalismo, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), administra os momentos finais da graduação com um objetivo antigo: o de obter sucesso dentro do entretenimento. E a ferramenta escolhida pelo graduando foi o site de compartilhamento de vídeos Youtube, onde toca o canal “Vulgo Lorim” que conta, atualmente, com 229 inscritos e 12 vídeos publicados.

A iniciativa do estudante surgiu em meados de 2017. Depois de produzir e lançar alguns vídeos, ítalo lembra que, pelo desgaste, deixou o projeto de lado temporariamente. O retorno veio no início deste ano, em 20 de janeiro, com um vídeo que leva na descrição: “a zueira não acabou, ela se reinventou, de forma diferente um novo conteúdo com o mesmo Lorim para vocês!!”.

Grande parte dos vídeos tem associação com o mundo do esporte cearense. Entrevistas, desafios e ações sociais compõem o material produzido por Ítalo que frisa uma de suas motivações. “Não quero trabalhar com coisa que seja chata. Se for chato pra mim, não gosto. Então, quero está num meio que eu me divirta”. Por conta disso, o formato das produções não carrega uma carga de formalidade mas se norteia em técnicas jornalísticas, sobretudo no quadro de entrevistas.

Muitos dos vídeos seguem a linha de entrevistas com personalidades do meio esportivo cearense

A produção de conteúdo para o YouTube, no entanto, é um trabalho árduo. Debaixo do guarda-chuva de produtos da gigante Google a plataforma possui mais de um bilhão de usuários espalhados pelo mundo e pode ser navegada em até 80 idiomas diferentes. É inquestionável a consolidação como um dos maiores, se não o maior,site de armazenamento de vídeos da internet.

Tendo como base os números globais é evidente a quantidade de criadores de conteúdo que concorrem com suas produções cada vez mais refinadas. O que antes era brincadeira hoje é profissão. Exemplo disso são as entradas de youtuber em canais de TV e a parcerias com marcas famosas, por conta da notoriedade que constroem na internet por meio de seus canais.

Falcão ainda caminha timidamente, mas sonha alto. Com o auxílio do primo Yuri Lacerda, que é quem está à frente das artes do canal e de parte da captação de imagens, o futuro jornalista segue investindo na carreira de youtuber com objetivos sólidos. “Quero chegar num ponto em que o pessoal pare na rua pra tirar foto comigo. Para eu puder ver, que lutei pra estou aqui. Quero ser conhecido pelo pessoal, pelo trabalho que faço e espero que seja um trabalho bom”.

TEXTO: Eli Naftali (6° semestre/ Jornalismo UNI7)
FOTOS: Divulgação

Tags: , , , , , ,